Plantio do milho verão passa de 70% no Brasil
![]()
As atividades nas lavouras de milho primeira safra seguem avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (5), 71,3% das áreas de verão já haviam sido semeadas.
O índice subiu dos 65,9% registrados até a semana passada, mas fica menor dos 72,2% do mesmo período de 2024 e a frente dos 69,1% da média dos últimos cinco anos.
O estado com trabalhos mais adiantados é Paraná, com 100% já finalizado, seguido por Santa Catarina (98,9%), São Paulo (90%), Rio Grande do Sul (87%), Minas Gerais (85,2%), Bahia (71%), Goiás (70%), Maranhão e Piauí (4%).
Até aqui, 9,7% das áreas ainda estão em emergência, 60,5% avançaram para desenvolvimento vegetativo, 19,1% estão em floração, 10,2% avançaram para enchimento de grãos e 0,5% já chegaram na maturação.
Os técnicos da Conab destacam que o plantio acelerou em Minas Gerais com o retorno das precipitações e segue avançando na Bahia, Maranhão e Piauí, mesmo com irregularidade das chuvas.
Já a falta de chuvas paralisou as atividades de semeadura no Rio Grande do Sul, mas permitiu a realização dos tratos culturais no Paraná.
Enquanto isso, Santa Catarina está na reta final de plantio e São Paulo e Goiás apresentam bom desenvolvimento das lavouras.
0 comentário
Mato Grosso já comercializou 83% do milho 24/25, mas apenas 25% do 25/26
Plantio do milho verão passa de 70% no Brasil
Milho sustenta pequenos ganhos em Chicago nesta terça-feira
Milho fecha em alta na B3 nesta 2ª feira, mesmo com queda em Chicago e do dólar
Milho/Cepea: Maior interesse comprador e retração vendedora mantêm preços em alta
Milho recua na B3 nesta 6ªfeira, mas ainda acumula valorizações ao longo da semana