Bayer conecta digital e genética para transformar plantio de 2 milhões de hectares de milho por ano
A combinação de novas aplicações de dados, avanços na pesquisa genética e desenvolvimento de híbridos de melhor performance tem sido a principal aposta da Bayer para transformar o mercado de sementes de milho no Brasil. Essa abordagem representa uma evolução na estratégia da multinacional no país e já entrega resultados substanciais, tanto em ganhos de produtividade para o agricultor como em termos de aceitação por clientes e mercado.
Um dos principais exemplos dessa evolução na estratégia é o Bayer VAlora Milho, que alia digital e portfólio. A solução de negócios, que otimiza a densidade de sementes e extrai o máximo potencial genético em cada talhão da lavoura, tem comprovado sua eficácia com resultados diretos na produtividade. Com mais de 10 anos de experiência acumulada, sendo três em sua versão comercial, o programa pioneiro da Bayer já superou a marca de 1,6 milhão de hectares com prescrições emitidas para mais de 1.500 produtores. Diante da crescente adesão, a empresa projeta que o programa alcance pelo menos 2 milhões de hectares plantados anualmente até 2030.
“O resultado consistente na lavoura é fruto de uma abordagem integrada. Unimos a genética de ponta, o posicionamento estratégico dos híbridos e as ferramentas da agricultura digital para construir um sistema produtivo mais estável e eficiente. É essa sinergia, validada por nossa pesquisa e testes regionais, que transforma o potencial em resultado real para o agricultor”, destaca Marco Túlio, líder do negócio de Milho da Bayer no Brasil.
O VAlora Milho representa um novo patamar na evolução do negócio de milho para a Bayer, pois permite que o agricultor impulsione seu cultivo com ganhos reais. O grande diferencial está em como a Bayer conecta seus ativos exclusivos: a solução utiliza o algoritmo patenteado Climate FieldView™ para processar o conhecimento profundo e único que a companhia tem sobre sua própria genética. O resultado são recomendações personalizadas de alta precisão, incluindo prescrições de adubação de nitrogênio específicas para cada híbrido, que permitem ao produtor extrair o máximo valor das sementes. Essa capacidade de personalizar a solução com base em ciência e dados proprietários cria uma vantagem única e sustentável nas fazendas.
A comprovação dessa eficácia veio na última safrinha, quando as áreas participantes, que somaram mais de 180 mil hectares, registraram ganhos médios de quatro a sete sacas por hectare e uma taxa de sucesso superior a 80%. “Os números demonstram que o VAlora não é mais uma promessa, mas uma realidade consolidada no campo. Entregamos valor de forma consistente, com um retorno sobre o investimento claro e mensurável para o produtor”, explica Marlon Denez, líder de soluções digitais para Milho da Bayer. “Ver uma taxa de sucesso superior a 80%, mesmo em safras desafiadoras, prova que a combinação de dados, genética e recomendações personalizadas é o caminho para otimizar a produtividade e a rentabilidade”, destaca Denez.
Flexibilidade e opções para o produtor
Um dos pilares do sucesso do Bayer VAlora Milho é a flexibilidade oferecida ao agricultor. A ferramenta foi desenvolvida para se adaptar às diferentes estratégias de manejo de cada fazenda. O programa utiliza o Climate FieldView™, plataforma de agricultura da Bayer que integra e processa dados agronômicos da operação, para gerar as prescrições customizadas de posicionamento, população de sementes e aplicação de nitrogênio a taxa variável, ajustadas para a realidade de cada talhão.
Essa abordagem flexível permite que o agricultor tenha autonomia para decidir em quais talhões da propriedade deseja implementar a tecnologia. Ele pode, por exemplo, escolher uma área específica para aplicar as recomendações e comparar os resultados com o seu manejo padrão ou utilizar as prescrições em múltiplas áreas da fazenda simultaneamente. Isso reforça o posicionamento da solução como algo que se adapta ao sistema produtivo do agricultor, e não o contrário, colocando a estratégia de manejo de cada um no centro da decisão.
Evolução contínua para atender o campo
Atenta à dinâmica da lavoura, a Bayer aprimorou o processo de entrega das prescrições, que agora são disponibilizadas em um prazo máximo de 24 horas, sendo que em muitos casos as recomendações são geradas praticamente em tempo real. “Sabemos que a janela de plantio é curta e as decisões são rápidas. Com essa agilidade, acompanhamos o ritmo do produtor", comenta Marlon.
Com um foco contínuo na entrega de resultados mensuráveis e no apoio ao agricultor, o VAlora Milho se posiciona como um pilar fundamental na estratégia da Bayer. A solução faz isso ao integrar a inovação digital a um serviço de acompanhamento técnico, que fortalece a parceria com o produtor e visa garantir a máxima performance de cada híbrido, apoiando sua jornada rumo a uma agricultura mais produtiva, rentável e sustentável.
“Olhar para o futuro do VAlora Milho é olhar para o futuro da parceria com o produtor. A meta de dois milhões de hectares só faz sentido se impactarmos positivamente a vida dos agricultores. O foco da Bayer é continuar ouvindo o campo, inovando com a inteligência de nosso algoritmo exclusivo mantendo a equipe próxima do agricultor. O compromisso é evoluir constantemente para que a tecnologia continue a ser um motor de rentabilidade e segurança para os clientes” finaliza Denez.
0 comentário
Demanda sustenta o milho, mas Chicago se movimenta pouco esperando o USDA da semana que vem
Milho abre a quinta-feira com estabilidade em Chicago, enquanto pesa oferta x demanda
Radar Investimentos: Contrato do milho com vencimento em janeiro fechou em queda de R$ 0,42/saca
Realização de lucros na B3 derruba futuros do milho nesta quarta-feira
ProVB: portaria interministerial autoriza o reinício das vendas de milho
Demanda segue dando suporte para altas do milho em Chicago nesta quarta-feira