Milho: Mapa vai lançar PEP no Paraná

Publicado em 29/04/2010 09:52
O deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) e o presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), João Paulo koslovski, se reuniram nesta quarta-feira (28) com o novo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, quando pediram apoio para a comercialização do trigo e do milho no estado, colhidos nesta safra 2009/2010.  

 Participaram também do encontro o secretário de Política Agrícola do ministério, Edilson Guimarães, o superintendente Federal de Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, o presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa José Aroldo Gallassini, o coordenador da Câmara Setorial das Culturas de Inverno e presidente da Fecoagro/RS, Rui Polidoro, e o diretor do Deagro/SPA, José Maria dos Anjos.

Foi apresentado ao ministro um pedido para lançamento do Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) que garanta um preço de referência ao produtor e às cooperativas. É uma equalização para evitar que o governo seja obrigado a fazer aquisições e formar estoques volumosos. Por esse sistema, o governo paga um prêmio a quem adquire o produto diretamente das cooperativas, ou produtores, a um preço pré-estabelecido. Esse prêmio equivale, em média, à diferença entre o preço de referência e o de mercado. Eles avaliaram ainda a compra de 200 mil t de milho pelo sistema AGF (Aquisição do Governo Federal).

Wagner Rossi afirmou que em maio, durante o anúncio do Plano Safra 2010/2011, o ministério atenderá outro pedido que consta no documento e que já havia sido entregue ao ministro anterior, Reinhold Stephanes: criação do programa de recuperação de áreas degradadas no Arenito Caiuá, que abrange 106 municípios paranaenses numa área de 3,2 milhões de hectares de pastagens, lavouras, florestas e solos arenosos. Um antigo pleito das cooperativas da região Noroeste do Paraná.

No documento com 58 páginas entregue ao ministro Wagner Rossi estão os seguintes pontos: 1. Política para comercialização para o trigo; 2. Política para comercialização para o milho; 3. Proposta para política de câmbio; 4. Resgate da capacidade produtiva dos agricultores; 5. Contratos e certificação de armazéns; 6. Programa de recuperação de áreas degradadas; 7. Proposta do Prodecoop para o varejo; 8. Necessidade de alterações no Procap-Agro e 9. Proagro, ajustes no manual de crédito rural.
Guimarães explicou que é possível atender esses pleitos dos paranaenses. “Estamos aguardando para os próximos dias a publicação de uma portaria que será editada pelos ministérios da Agricultura, Fazenda e Planejamento autorizando o lançamento desse instrumento, a partir daí começaremos a promover os leilões do PEP para o milho”. O secretário adiantou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já assinou essa portaria e que não vê dificuldades em realizar leilões de PEP para 1,5 milhão de toneladas de milho voltados aos produtores e cooperativas do Paraná.

Segundo levantamento das cooperativas paranaenses, existem atualmente 500 mil toneladas de trigo estocadas no Paraná que precisam de apoio governamental para conseguir escoar a produção. Outra proposta debatida no encontro foi o aumento da Tarifa Externa Comum (TEC) de 10% para 30%, pelo menos, até que toda a produção seja vendida. O Ministério da Agricultura sinalizou que pretende adotar uma forma conciliatória entre a indústria e as cooperativas para diminuir as importações e escoar a produção local.

Os estoques de trigo do país alcançam o volume de 1 milhão de toneladas em poder das cooperativas. Só nos dois primeiros meses deste ano, a indústria importou cerca de 1,8 milhão de t do produto dos países do MERCOSUL, EUA e Rússia, derrubando os preços do produto brasileiro. Os estudos da Ocepar apontam ainda que todos os anos no Paraná há um excedente de 6 milhões de toneladas de milho. Guimarães sinalizou que o Governo Federal está ciente das dificuldades de comercialização no estado e estuda medidas que possam ser tomadas no próximo Plano Agrícola 2010/2011 para amenizar esse repetido cenário. As informações são de assessoria de imprensa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Expresso MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário