Milho: Exportações do MT crescem 80%

Publicado em 13/10/2011 08:04

Segundo produto mais importante para as exportações do Mato Grosso, o milho, teve somente nos primeiros 9 meses deste ano um aumento de 80% em seus embarques em relação a 2010, enquanto que o volume físico aumentou apenas 17%.

O Estado mato-grossense deixou em pouco tempo a demanda interna para se tornar um dos grandes fornecedores mundiais do grão. No período citado, o volume exportado pelo Mato Grosso passou dos 3,62 milhões de toneladas para atuais 4,24 milhões de toneladas.

Os preços elevados do cereal são sustentados pelo aumento na demanda mundial, pelos baixos estoques e pelo mercado interno. “Há uma forte demanda pelo grão, seja no mercado externo quanto no interno e no doméstico. A concorrência pelo milho mato-grossense está cada vez mais acirrada”, aponta o gestor do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca.

Somente nos primeiros nove meses deste ano, a receita das exportações de milho representaram mais de 87% do total comercializado nos dozes meses de 2010. “Isso prova que o mercado, seja internacional ou nacional, estava esperando pelo milho de Mato Grosso. E olha que essa cultura não é o carro-chefe do Estado”, observa Latorraca.

Com informações Diário de Cuiabá

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário