Preços do petróleo disparam com flexibilização de "lockdowns" por coronavírus

Publicado em 05/05/2020 17:17

LOGO REUTERS

Por Stephanie Kelly

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo tiveram forte alta nesta terça-feira, à medida alguns países da Europa e da Ásia, assim como diversos Estados norte-americanos, começaram a flexibilizar medidas de "lockdown" tomadas em função da pandemia de coronavírus.

O rali estendeu os ganhos do petróleo Brent para seis dias consecutivos, enquanto o valor de referência dos Estados Unidos (WTI) agora acumula cinco dias seguidos de altas.

A demanda por combustíveis em todo o mundo recuou cerca de 30% em abril, mas vem se recuperando modestamente, diante dos esforços para relaxamento das medidas restritivas.

O petróleo Brent, valor de referência internacional, fechou em alta de 3,77 dólares, ou 13,9%, a 30,97 dólares por barril. Já os contratos futuros do petróleo dos EUA avançaram 4,17 dólares, ou 20,5%, para 24,56 dólares o barril.

Itália, Espanha, Nigéria e Índia, assim como alguns Estados dos EUA, entre eles Ohio, começaram a permitir que algumas pessoas voltem ao trabalho e que instalações de construção, parques e bibliotecas sejam reabertas.

Especialistas em saúde, no entanto, alertaram que tais medidas podem levar a uma retomada no avanço das infecções por coronavírus.

"O mercado está começando a perceber que a destruição de demanda foi terrível, mas que estamos reabrindo e a demanda vai melhorar", disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group. "Mas os cortes de produção estão apenas começando."

O presidente dos EUA, Donald Trump, saudou as medidas tomadas por Estados para a reabertura economia, afirmando que os preços do petróleo estão subindo "à medida que a demanda começa a voltar".

(Reportagem de Stephanie Kelly, com reportagem adicional de Noah Browning em Londres, Shu Zhang em Cingapura e Sonali Paul em Melbourne)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário