Petróleo: Preços sobem após IEA elevar projeção para demanda; Covid-19 ainda preocupa

Por Devika Krishna Kumar
NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo avançaram mais de 2% nesta sexta-feira, depois de a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) elevar sua projeção de demanda para 2020, embora um aumento recorde no número de casos de coronavírus nos Estados Unidos tenha enfraquecido as expectativas de uma rápida recuperação no consumo de combustíveis no país.
As cotações também encontraram suporte em dados que indicaram que as empresas de energia dos EUA reduziram o número de sondas de petróleo e gás natural em operação para uma mínima recorde pela 10ª semana consecutiva.
O petróleo Brent fechou em alta de 0,89 dólar, ou 2%, a 43,24 dólares por barril, e o petróleo dos EUA (WTI) avançou 0,93 dólar, ou 2,4%, para 40,55 dólares o barril.
O valor de referência norte-americano terminou a semana com pouca alteração, enquanto o "benchmark" internacional acumulou ganho semanal de cerca de 1%.
A IEA, que tem sede em Paris, elevou sua previsão de demanda por petróleo em 2020 para 92,1 milhões de barris por dia (bpd), alta de 400 mil bpd em relação à estimativa do mês passado.
Por outro lado, mais de 60.500 novos casos de Covid-19 foram relatados nos EUA na quinta-feira, recorde diário e maior contagem para um único dia em qualquer país desde o início da pandemia.
"Embora o mercado de petróleo sem dúvida tenha feito progressos... o grande e, em alguns países, acelerado número de casos de Covid-19 é um lembrete perturbador de que a pandemia não está sob controle", disse a IEA.
(Por Devika Krishna Kumar, em Nova York, com reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin, em Londres, e Aaron Sheldrick, em Tóquio)
0 comentário
UE e G7 avaliam proibição de serviços marítimos para exportações de petróleo da Rússia e fim do teto de preços
Petróleo sobe com expectativas de corte na taxa de juros do Fed
Petróleo sobe após EUA e Rússia não chegarem a acordo para acabar com guerra na Ucrânia
Petróleo recua 1% com esperanças de paz entre Rússia e Ucrânia e temor de excesso de oferta
Produção mensal de petróleo no Brasil supera 4 mi barris/dia em média pela 1ª vez
Produção de petróleo no Brasil cresce 23,2% em outubro, diz ANP