Demanda por petróleo terá salto em 2021, mas seguirá abaixo de 2019, diz Opep

Publicado em 14/07/2020 13:25 e atualizado em 14/07/2020 15:20

LOGO REUTERS

A demanda por petróleo deve ter um crescimento recorde de 7 milhões de barris por dia (bpd) em 2021, medida que a economia global recuperará pandemia de coronavírus, mas ainda seguirá abaixo dos níveis de 2019, disse a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em relatório mensal.

O relatório foi o primeiro em que o Opep fez uma avaliação sobre os mercados de petróleo no próximo ano. O grupo disse que um projeto não levou em conta a materialização de possíveis riscos relacionados a tensões comerciais entre Estados Unidos e China, excesso de dívidas ou uma segunda onda de infecções por coronavírus.

"(Uma previsão) presume que um Covid-19 será contado, especialmente nas principais economias, permitindo a recuperação do consumo privado e do investimento, apoiado por medidas massivas de estímulos adotadas pelo governo para combater uma pandemia", afirmou a Opep.

Os preços do petróleo desabaram neste ano depois que a demanda global caiu em um terço devido a medidas de isolamento adotadas por governos para conter a disseminação de vírus.

A Opep disse que a demanda por petróleo em 2020 deve ter cerca de 8,95 milhões de bpd, abaixo da estimativa no relatório do mês passado.

Em 2021, o grupo espera que aumenta a eficiência e adota o controle remoto de trabalho com limite de crescimento da demanda, que ainda fica abaixo dos níveis de 2019.

A Opep espera atender a maior parte do grande salto projetado na demanda em 2021 com seu petróleo. O grupo estimou que a demanda por sua produção deve crescer em 6 milhões de bpd, para 29,8 milhões de bpd.

Desde maio, os países da Opep e aliados liderados pela Rússia vêm cortando uma produção em quase 10 milhões de bpd, ou um valor de demanda global, para impulsionar os preços.

A produção em países de um grupo como Estados Unidos, Noruega e Canadá também é causada, embora eles não façam parte do acordo para restrição de oferta.

A Opep disse esperar que a oferta de petróleo de países do grupo em 2020 caia em 3,26 milhões de bpd em 2020, com alta de apenas 0,92 milhões de bpd em 2021.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário