Compras de petróleo da China desaceleram devido a altos estoques e cotas limitadas

Publicado em 16/10/2020 10:40

LOGO REUTERS

Por Muyu Xu e Florence Tan

PEQUIM/CINGAPURA (Reuters) - A China pisou no freio após um firme movimento de compras de petróleo à medida que os estoques se tornaram crescentes e as cotas de importação limitaram as possibilidades de negócios.

O enfraquecimento da demanda chinesa no último trimestre de 2020 ocorre em meio a novos lockdowns, e um aumento nos casos de coronavírus na Europa e nos Estados Unidos reduz o consumo de petróleo, acrescentando mais pressão baixista nos preços da commodity.

O maior país importador de petróleo bruto tem sido um mercado essencial para produtores do setor forçados a despejar o excesso de oferta, com o preço atingindo os menores patamares em décadas durante o auge da pandemia da Covid-19.

"A recuperação da demanda chinesa tem sido muito, muito forte e se você remover parte desta força, isso geraria um impacto baixista no mercado (global de petróleo)", disse Lachlan Shaw, diretor e chefe de pesquisas de commodities no National Australia Bank (NAB).

O país importou um recorde de 2,108 bilhões de barris, ou 12,8% da oferta global total, durante o período, de acordo com dados alfandegários da China e da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). 

Com uma média de 11,36 milhões barris por dia (bpd) no segundo trimestre e 11,68 milhões de bpd no terceiro, as compras de abril a setembro foram 16,5% maiores em relação ao mesmo período de 2019, fornecendo um suporte vital aos preços quando a economia global fraquejou.

No entanto, as importações da China podem agora cair até 1,7 milhão de bpd, ou 14,5%, em relação ao ritmo do terceiro trimestre nos últimos três meses de 2020, disse Shi Fenglei, diretor associado da IHS Markit.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário