Opep volta a reduzir estimativa para demanda por petróleo em 2021

Publicado em 14/12/2020 15:45

LOGO REUTERS

A demanda global por petróleo terá em 2021 uma recuperação mais lenta do que se esperava anteriormente, em função dos crescentes impactos da pandemia de coronavírus, disse a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) nesta segunda-feira, em movimento que prejudica o esforço do grupo e de seus aliados para dar suporte ao mercado.

A demanda deve registrar alta de 5,9 milhões de barris por dia (bpd) no ano que vem, atingindo 95,89 milhões de bpd, disse a Opep em um relatório mensal. A previsão fica 350 mil bpd abaixo da indicada no mês anterior.

A perspectiva de uma recuperação mais fraca da demanda já levou a Opep e seus aliados, que formam o grupo conhecido como Opep+, a frear o aumento de produção que planejavam para 2021. Um painel da Opep+ se reúne na quarta-feira para reavaliar o mercado.

A Opep disse que, embora o crescimento no quarto trimestre tenda a desacelerar diante da reimplementação de "lockdows", com algumas dessas medidas podendo ser prorrogadas até 2021, os desenvolvimentos de vacinas melhoraram as perspectivas econômicas.

"Embora a previsão para 2021 continue em 4,4%, recentes notícias positivas sobre programas de vacinação mais céleres do que o antecipado em grandes economias fornecem um potencial de alta para a previsão de crescimento do ano que vem", afirmou a Opep no relatório.

O grupo reduziu sua projeção inicial para o crescimento da demanda em 2021, de 7 milhões de bpd, publicada em julho. A Opep ainda manteve sua estimativa para a histórica contração no uso de petróleo neste ano em 9,77 milhões de bpd.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário