Opep+ mantém política de produção; preços do petróleo avançam para máxima de 1 ano

Publicado em 03/02/2021 14:13

LOGO REUTERS

A Opep+ decidiu, em reunião nesta quarta-feira, manter sua política de produção de petróleo, sinalizando que os países produtores estão satisfeitos com o fato de que seus grandes cortes de oferta estão contribuindo para a redução dos estoques da commodity, mesmo diante de uma perspectiva incerta de recuperação na demanda em meio à pandemia.

O Comitê Ministerial de Monitoramento da Opep+ se reuniu virtualmente, declarando-se "otimista com um ano de recuperação em 2021", segundo um comunicado divulgado após o encontro.

O petróleo engatou um rali após as mínimas históricas registradas no ano passado, quando a pandemia afetou a demanda, graças aos cortes recordes de produção realizados pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, que formam a Opep+. O grupo está começando a se desfazer das restrições de oferta.

"Embora os estoques estejam diminuindo rapidamente, o mercado está precificando uma distribuição tranquila das vacinas, e isso pode ser algo prematuro", disse Amrita Sen, cofundador da Energy Aspects.

O painel da Opep+ não fez menção a qualquer mudança na política, que indica que a maioria dos membros deve manter o bombeamento estável em fevereiro, enquanto a maior exportadora da commodity, a Arábia Saudita, promove um corte voluntário de 1 milhão de barris por dia neste mês e no próximo.

"Embora as perspectivas econômicas e a demanda por petróleo permaneçam incertas nos próximos meses, a distribuição gradual de vacinas em todo o mundo é um fator positivo para o resto do ano, impulsionando a economia global e a demanda por petróleo", disse o comunicado publicado após a reunião.

Um documento visto pela Reuters na terça-feira mostrou que a Opep espera que os cortes de produção mantenham o mercado em um déficit ao longo de 2021, embora o grupo tenha revisado para baixo sua previsão para o ritmo da recuperação da demanda por petróleo neste ano.

Os preços do petróleo ampliaram ganhos após o final da reunião. O petróleo Brent subia 1,36 dólar, ou 2,37%, a 58,82 dólares por barril, às 14:10 (horário de Brasília), operando nos maiores níveis desde fevereiro de 2020.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário