Preços do petróleo têm leve queda, mas sobem na semana com expectativas de recuperação

Publicado em 16/04/2021 18:50

LOGO REUTERS

Por Laura Sanicola

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo registraram leve queda nesta sexta-feira, mas conseguiram assegurar um ganho semanal, apoiados por perspectivas de demanda mais forte e por sinais de recuperação econômica na China e nos Estados Unidos, que compensaram preocupações relacionadas ao aumento no número de casos de Covid-19 em outras grandes economias.

O petróleo Brent fechou em queda de 0,17 dólar, ou 0,3%, a 66,77 dólares por barril. A referência internacional acumulou alta de 6% na semana, após ter avançado nas quatro sessões anteriores.

Já o petróleo dos EUA (WTI) recuou 0,33 dólar, ou 0,5%, para 63,13 dólares o barril.

O Produto Interno Bruto (PIB) da China saltou 18,3% no primeiro trimestre em relação a igual período do ano anterior, segundo dados oficiais. Os números do país asiático acompanharam uma forte alta nas vendas no varejo e uma queda nos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, conforme relatórios de quinta-feira.

"Fortes dados econômicos, puxados pelos cheques de 1.400 dólares em estímulos do governo Biden, são um grande desenvolvimento positivo para o setor de energia", disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia do Mizuho.

Nesta semana, além disso, a Agência Internacional de Energia e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) elevaram suas projeções para o crescimento da demanda por petróleo em 2021, citando a recuperação mais forte do que o esperado em algumas economias.

Essas estimativas também foram apoiadas por dados de quarta-feira do governo norte-americano, que mostraram uma queda de 5,9 milhões de barris nos estoques de petróleo do país em meio a uma retomada nas atividades de refino.

(Reportagem adicional de Alex Lawler em Londres, Sonali Paul em Melbourne e Roslan Khasawneh em Cingapura)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário