Petrobras supera recorde de vendas de diesel S-10

Publicado em 14/05/2021 13:54
A previsão é aumentar ainda mais a oferta de diesel com baixo teor de enxofre

No mês de abril, a Petrobras superou o recorde de vendas de diesel S-10 com baixo teor de enxofre, alcançando a marca de 437 mil bpd, o que representa aumento de 4,4% em relação ao recorde anterior de 418 mil bpd, registrado em março de 2021. Também em abril, as vendas totais de diesel chegaram à ordem de 824 mil bpd, representando crescimento de 59% quando comparadas às vendas no mesmo mês de 2020. Na comparação com o mês de abril de 2019, sem os impactos na demanda decorrentes da pandemia, houve crescimento de 12%.

A maior participação da Petrobras no mercado de diesel e o crescimento das vendas de S-10 geraram receita com diesel de US$ 4,6 bilhões no 1T21, 24% a mais que no 4T20. Esse aumento reflete as ações da companhia para mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre a demanda de combustíveis e os esforços para ampliar a oferta de derivados de alto valor agregado e com menor impacto ao meio ambiente.

“Essa ampliação da oferta de diesel S-10 é um dos projetos da companhia para oferta de produtos de maior valor agregado e com menos emissões. Desta forma, buscamos melhor performance operacional e mais competitividade no novo mercado de refino”, destaca o diretor de Comercialização e Logística, Cláudio Mastella.

Em linha com seu Plano Estratégico, a Petrobras está adaptando seu parque de refino para ampliar a produção do Diesel S-10, de baixo teor de enxofre. Estão previstas adequações na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na  Refinaria de Paulínia (Replan) e na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos. A expectativa é aumentar a produção de diesel S-10 em até 16.500 m³/dia com a implantação desses projetos adicionais. Com isso, a produção do S-10 que atualmente representa 50% da produção total de diesel da Petrobras chegará a praticamente 100% até 2025. As intervenções vão aumentar a qualidade do diesel produzido, promovendo a redução do teor de enxofre (de 500 ppm para apenas 10 ppm), visando atender especificações do mercado local e internacional, além de requisitos ambientais.

Vantagens do diesel S-10

O uso do Diesel S-10 possibilita aos veículos a diesel utilizarem tecnologias mais modernas e promove a melhoria do desempenho do combustível nos motores, com impactos positivos na redução de emissões de material particulado em até 80% e de óxidos de nitrogênio em até 98%. Além da diferença no teor de enxofre, o diesel S-10 tem maior nível de cetano, índice que mede a qualidade de ignição, ou seja, quanto maior melhor.

O aumento na capacidade de produção de Diesel S-10 acompanha a evolução dos motores de veículos pesados e utilitários movidos a diesel, responsáveis pela maior parte da circulação de mercadorias no território brasileiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Petrobras

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário