Opep mantém previsão de salto na demanda por petróleo no 2° semestre

Publicado em 10/06/2021 10:21

LOGO REUTERS

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve sua previsão de forte recuperação da demanda global por petróleo em 2021, que deve ser liderada por Estados Unidos e China, embora tenha citado incertezas devido à pandemia.

Em relatório mensal nesta quinta-feira, a Opep disse que a demanda deve crescer em 5,95 milhões de barris por dia (bpd) neste ano, ou 6,6%. A estimativa ficou estável pelo segundo mês consecutivo.

As projeções do grupo foram mantidas mesmo após uma retomada mais lenta que o esperado no primeiro semestre e com a Opep alertando sobre "significativas incertezas" relacionadas ao coronavírus, como o potencial surgimento de novas variantes.

"A recuperação econômica global foi postergada pela ressurgência das infecções por Covid-19 e novos ´lockdowns´em economias importantes, inclusive na zona do Euro, no Japão e na Índia", disse a Opep no relatório mensal.

"Em geral, a retomada do crescimento econômico global, e com isso a demanda por petróleo, devem ganhar força no segundo semestre", acrescentou.

A Opep estima um crescimento econômico mundial de 5,5% em 2021, mesma projeção do ano anterior, assumindo que o impacto da pandemia será em geral contido no começo do segundo semestre.

Os preços do petróleo Brent, referência internacional, eram negociados acima de 72 dólares por barril quando o relatório foi divulgado. Eles acumulam alta de 29% neste ano em meio ao aumento da demanda e cortes de produção da Opep e seus aliados, conhecidos como o grupo Opep+.

O relatório também mostrou aumento na oferta da Opep, refletindo a decisão do grupo de elevar a produção e uma elevação no Irã, que está isento dos cortes voluntários devido a sanções dos EUA. A produção em maio cresceu em 390 mil barris por dia, para 25,46 milhões de bpd, disse a Opep.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário