Com aumento da demanda, BofA espera que petróleo atinja US$ 100/barril ano que vem

Publicado em 21/06/2021 09:45

LOGO REUTERS

(Reuters) - O BofA Global Research elevou suas estimativas para o preço do petróleo Brent neste ano e no próximo, afirmando que as relações mais apertadas de oferta e demanda em 2022 podem empurrar a commodity brevemente para 100 dólares por barril.

"Acreditamos que a recuperação robusta da demanda global por petróleo vai superar o crescimento da oferta nos próximos 18 meses, fazendo com que os estoques diminuam ainda mais e abrindo caminho para preços mais altos", disse o banco em nota datada de domingo.

A instituição elevou sua projeção para o preço do petróleo Brent para 68 dólares por barril, contra 63 dólares estimados anteriormente. Em 2022, espera que o Brent tenha média de 75 dólares/barril, versus previsão anterior de 60 dólares.

O banco destacou que a indústria de "shale" (petróleo não convencional) dos Estados Unidos provavelmente responderá aos preços mais altos com um aumento de produção, o que levaria o Brent a recuar para uma média de 65 dólares por barril em 2023.

O mercado de petróleo deve permanecer deficitário no futuro próximo, com déficit médio de 0,9 milhão de barris por dia (bpd) nos próximos seis trimestres, disse o relatório.

O BofA espera que o crescimento do consumo se recupere fortemente neste ano e no próximo --em 5,6 milhões e 3,6 milhões de bpd, respectivamente, o mais acelerado desde a década de 1970, pelo menos.

Embora a demanda tenda a se recuperar em um ritmo veloz nos próximos meses, o banco alertou que a ampla capacidade ociosa da Opep+ e um provável retorno dos barris do Irã ao mercado vão limitar as cotações do petróleo neste ano.

(Reportagem de Swati Verma, em Bangalore)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário