Assinados os contratos da ANP do 2º Ciclo da Oferta Permanente

Publicado em 28/06/2021 14:02

A ANP realizou hoje (28/6), no Rio de Janeiro, a cerimônia de assinatura dos contratos das 18 áreas arrematadas no 2º Ciclo da Oferta Permanente, sendo 17 blocos exploratórios e uma área com acumulações marginais.  

Na abertura do evento, o Diretor-Geral da ANP, Rodolfo Saboia lembrou que a sessão pública de apresentações de ofertas do 2º Ciclo ocorreu em 2020, um ano desafiador para a indústria global de petróleo e gás natural. 

“Naquele contexto, a simples realização de um ciclo da Oferta Permanente já seria em si só uma vitória, uma vez que, nesse modelo, o processo licitatório só tem início com a manifestação de interessados, acompanhada de garantia de oferta. Mas esse ciclo não só foi realizado como também apresentou resultados extremamente positivos. Com os contratos assinados hoje, adicionaremos em torno de 20 mil km² de área de exploração, em seis bacias sedimentares brasileiras, uma área quase do tamanho do Estado de Sergipe. Isso significa um acréscimo de 10% em área exploratória concedida”, afirmou.

Saboia ressaltou ainda que os contratos assinados trarão impactos positivos em nível regional. “Destaco, por exemplo, os quatro blocos arrematados na nova fronteira exploratória na Bacia do Paraná, que poderão trazer produção comercial de hidrocarbonetos pela primeira vez na região Centro-Oeste, sendo beneficiada com geração de empregos, renda e royalties. Destaco também a perspectiva de desenvolvimento do campo de Juruá, descoberto em 1978, mas que nunca produziu, e a concessão de um bloco marítimo na Bacia de Campos, que permitirá a formação de um cluster com outros dois blocos do mesmo operador e, assim o aumento da economicidade dos projetos”, completou. 

No total, foram sete empresas signatárias: Shell Brasil Petróleo Ltda., Eneva S.A., Enauta Energia S.A., Imetame Energia Ltda., Energy Paranã Ltda., Potiguar E&P S.A. e Petroborn Óleo e Gás S.A.  

A sessão pública de apresentações de ofertas do 2º Ciclo da Oferta Permanente ocorreu no dia 4 de dezembro de 2020. No certame, foram arrecadados R$ 56,7 milhões em bônus de assinatura e as áreas arrematadas irão gerar investimentos exploratórios mínimos da ordem de R$ 160 milhões.  

Na cerimônia de assinatura, estiveram presentes o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, os Diretores da ANP Rodolfo Saboia, Symone Araújo e Dirceu Amorelli, além de outras autoridades e representantes das empresas.

Veja a gravação da cerimônia: https://www.youtube.com/watch?v=WVJAVTWopyU

Saiba mais sobre o 2º Ciclo da Oferta Permanente: https://rodadas.anp.gov.br/pt/oferta-permanente/2-ciclo-da-oferta-permanente

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ANP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário