Opep está otimista com recuperação do mercado; variantes de Covid impõe risco

Publicado em 29/06/2021 15:45

LOGO REUTERS

A demanda mundial de petróleo irá retornar fortalecida no segundo semestre de 2021, com os estoques de petróleo diminuindo, afirmaram nesta terça-feira o chefe e especialistas da Opep, enquanto alertaram que as variantes do coronavírus impõem riscos para a recuperação.

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados liderados pela Rússia, conhecidos como Opep+, se encontram nesta quinta-feira e fontes e observadores do mercado disseram que o grupo deve discutir uma flexibilização gradual das reduções existentes de produção de petróleo para agosto.

Os observadores da Opep afirmaram que o grupo poderia impulsionar a produção em mais de 1 milhão de barris por dia (bpd), um valor mais modesto em 0,5 milhão de bpd ou até manter os níveis de produção inalterados.

A expectativa é de que a demanda em 2021 cresça 6 milhões de bpd, com 5 milhões de bpd desses no segundo semestre, afirmou o Secretário-Geral da Opep, Mohammad Barkindo, na reunião de especialistas desta terça-feira, conhecida como Joint Technical Committee.

"O atual fator 'coringa' é a 'variante Delta' da pandemia, que está causando aumento dos casos e novas restrições em diversas regiões", disse o secretário em discurso, cuja cópia foi vista pela Reuters.

Trazer os estoques de petróleo alinhados com a média de cinco anos é uma das principais metas da Opep+.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário