ANP prevê R$ 6,4 bi para exploração em 2021; poços devem mais que dobrar

Publicado em 05/07/2021 16:37

Logotipo Notícias Agrícolas

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O setor de petróleo no Brasil deverá receber 6,4 bilhões de reais em investimentos em exploração de petróleo e gás em 2021, incluindo a perfuração de 38 poços, mais do que o dobro do realizado em 2020, apontou nesta segunda-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em um relatório.

As atividades de perfuração representam o principal termômetro de investimentos na fase de exploração, sendo que somam mais de 80% do investimento total previsto para o ano, com 5,2 bilhões de reais, apontou a autarquia.

Dos 38 poços previstos, 18 deverão ser realizados no mar, enquanto 20 em terra, ante um total de 16 perfurações registradas no ano passado.

"Como reflexo do volume de atividades e investimentos informados pelos contratados, as previsões para o ano de 2021 sinalizam a expectativa do início de retomada do segmento de exploração", disse a ANP, em seu 1º Relatório Anual de Exploração.

"Caso efetivamente realizados, no ano de 2021 serão perfurados mais poços que em qualquer outro ano do período 2016 a 2020, superando, por exemplo, o ano de 2019 quando foram perfurados 27 poços (8 em mar e 19 em terra)", afirmou o documento.

Os aportes previstos para o ano também incluem atividades como levantamentos geofísicos e atividades acessórias.

A agência reguladora destacou ainda que o prognóstico inicial de tendência de aquecimento do segmento de exploração e produção de gás no país em 2021, somado à previsão de oferta de blocos exploratórios em três rodadas neste mesmo ano, indicam potencial para alavancar os investimentos em novos projetos nos próximos anos, que poderão culminar na descoberta de novas áreas exploratórias.

(Por Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário