Refino de petróleo na China atinge máxima recorde em junho
![]()
O refino de petróleo da China atingiu a máxima recorde em junho, avançando 3,9% diariamente em relação ao recorde anterior de maio, com mais refinarias retomando suas operações após manutenção.
O país processou 60,82 milhões de toneladas de petróleo no último mês, ou 14,8 milhões de barris por dia (bpd), mostraram dados do National Bureau of Statistics (NBS, na sigla em inglês) nesta quinta-feira.
Isso foi uma alta dos 14,25 milhões de bpd em maio, e também acima dos 14,08 milhões de bpd em junho do ano passado.
O rfino total durante a primeira metade de 2021 atingiu 353,35 milhões de toneladas, ou 15,13 milhões de bpd, alta de 10,7% do mesmo período em 2020.
As refinarias chinesas desaceleraram o processamento de petróleo no segundo trimestre devido à manutenção planejada. Esperava-se que cerca de 38 milhões de toneladas por ano de capacidade de refino voltassem online nas gigantes estatais do petróleo Sinopec e PetroChina do final de maio ao início de junho, conforme dados da S&P Platts.
As taxas médias de utilização nas refinarias independentes na província de Shandong eram 73,81% em 30 de junho, ante 66,7% no final de maio, mostraram dados monitorados pela consultoria chinesa Sublime.
0 comentário
Petróleo registra perda semanal por preocupações com excesso de oferta
Petrobras eleva em 30% consumo de óleo vegetal em 2025 para coprocessamento em refinarias
UE e G7 avaliam proibição de serviços marítimos para exportações de petróleo da Rússia e fim do teto de preços
Petróleo sobe com expectativas de corte na taxa de juros do Fed
Petróleo sobe após EUA e Rússia não chegarem a acordo para acabar com guerra na Ucrânia
Petróleo recua 1% com esperanças de paz entre Rússia e Ucrânia e temor de excesso de oferta