Preços do petróleo recuam 2% com aversão ao risco e fortalecimento do dólar

Publicado em 20/09/2021 17:48

Logotipo Reuters

Por Devika Krishna Kumar

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo caíram 2% nesta segunda-feira, com os investidores ficando mais avessos ao risco, o que prejudicou os mercados de ações e impulsionou o dólar americano, tornando a commodity mais cara para detentores de outras moedas.

O Brent recuou 1,42 dólar, ou 1,9%, para fechar em 73,92 dólares o barril, após recuar para a mínima da sessão de 73,52 dólares. O petróleo dos EUA (WTI) caiu 1,68 dólar, ou 2,3%, para fechar em 70,29 dólares, após recuar para a mínima de 69,86 dólares.

O dólar, visto como um porto seguro, subiu à medida que as preocupações com a solvência da incorporadora chinesa Evergrande assustaram os mercados de ações. [USD/]

"Como o dólar americano geralmente é um porto seguro, sua taxa de câmbio em relação a outras moedas se fortalece, um desenvolvimento que complementa o ambiente de aversão ao risco e afeta os preços das commodities, especialmente o petróleo", disse o analista de mercados de petróleo da Rystad Energy, Nishant Bhushan.

Ainda assim, o petróleo atraiu algum apoio de sinais de que parte da produção do Golfo dos EUA ficará fora de linha por meses devido aos danos da tempestade.

O Brent avançou 43% este ano, apoiado por cortes de fornecimento pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, e alguma recuperação na demanda após o colapso induzido pela pandemia do ano passado.

As perdas nesta segunda-feira foram limitadas devido à interrupções no fornecimento no Golfo do México, diante dos dois furacões recentes. Na sexta-feira, as empresas produtoras tinham 23% da produção de petróleo desligada, ou 422.078 barris por dia.

(Reportagem de Alex Lawler; Reportagem adicional de Sonali Paul em Melbourne e Roslan Khasawneh e Koustav Samanta em Cingapura)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário