Gigantes da África perdem corrida na Opep para bombear mais petróleo

Publicado em 27/09/2021 16:19

Logotipo Reuters

Grandes exportadores de petróleo, Nigéria e Angola irão encontrar dificuldades para impulsionar a produção aos níveis da cota da Opep até, pelo menos, ano que vem, à medida que a falta de investimento e os persistentes problemas de manutenção continue a prejudicar a produção, alertaram as fontes de suas empresas de petróleo.

As suas dificuldades refletem a diversos outros membros do grupo da Opep + que diminuíram a produção no último ano para apoiar os preços quando o Covid-19 atingiu a demanda, mas agora não estão conseguindo aumentar a produção para atender as crescentes necessidades mundiais de combustível, com a recuperação da economia.

A Organização de Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep +) concordou em julho em adicionar 400 mil barris por dia (bpd) para produção, a partir de agosto até dezembro de 2021, lentamente eliminando os cortes de oferta sem precedentes.

No entanto, a Nigéria e a Angola tiveram uma produção de 276 milhões de bpd abaixo da meta até agora este ano, em relação ao total combinado de 2,83 milhões de bpd, de acordo com dados do Refinitiv. Eles devem permanecer abaixo da cota até o final do ano, de acordo com as fontes da indústria e cálculos da Reuters.

Os 'lockdowns' com o objetivo de conter o Covid-19 no ano passado dificultaram o fornecimento de peças de preparação e impediram os trabalhos de manutenção. As empresas atingidas por uma mínima de 20 anos nos preços do petróleo também adiaram grandes investimentos.

Kola Karim, chefe executivo da produtora nigeriana Shoreline Natural Resources, que possui oito campos de produção com bombeamento de cerca de 50 mil bpd, disse que o atraso significa que faltam de um a dois quartos antes que a Nigéria pode bombear em sua capacidade total.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário