Pré-sal tem recorde de produção e de participação no total nacional em setembro

Publicado em 21/10/2021 12:16

Em setembro, a produção de petróleo e gás natural do Pré-sal totalizou 2,85 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), representando 74,10% do total nacional (3,84 milhões de boe/d). Foi o maior registro histórico de produção mensal no Pré-sal, tanto em termos absolutos quanto em percentual de participação na produção total do país. 

Esses e outros dados sobre a produção de petróleo e gás nacional estão disponíveis no Painel Dinâmico de Produção de Petróleo e Gás Natural: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/paineis-dinamicos-da-anp/paineis-dinamicos-sobre-exploracao-e-producao-de-petroleo-e-gas/paineis-dinamicos-de-producao-de-petroleo-e-gas-natural.

A produção acumulada no Pré-sal, desde a descoberta de Tupi, em abril de 2009, é de 5,02 bilhões de barris de óleo equivalente. Esse número já ultrapassou, por exemplo, toda a produção acumulada em campos terrestres desde 1941, que foi de 4,96 bilhões de barris óleo equivalente. 

A maior produção por bacia sedimentar, em setembro, foi registrada na bacia de Santos, com 2,74 milhões de boe/d, atingindo 71,36% do total nacional. Este foi também o maior valor histórico registrado para a Bacia de Santos, em termos absolutos e relativos. 

O campo de maior produção permaneceu sendo o campo de Tupi, com 1,22 milhões de boe/d, sendo tanto a maior produção de petróleo (948 mil barris de petróleo por dia) quanto de gás natural (43,12 milhões de metros cúbicos por dia) no país. Já o maior poço produtor foi o 7-BUZ-10-RJS, do Campo de Búzios, que registrou no período 67,5 mil boe/d, sendo a quarta maior produção histórica por poço. 

Com 3 milhões de boe/d, o Rio de Janeiro foi o maior estado produtor, com 78,5% do total nacional, 81,8% da produção nacional de petróleo e 66,3% da produção nacional de gás natural. 

Os dados do Painel Dinâmico de Produção de Petróleo e Gás Natural são preliminares e estão sujeitos a ajustes pelas empresas concessionárias até a publicação dos dados consolidados no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ANP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário