Importações de petróleo pela China caem pela primeira vez em 20 anos em 2021

Publicado em 14/01/2022 11:47

Logotipo Reuters

Por Chen Aizhu

CINGAPURA (Reuters) - As importações anuais de petróleo da China diminuíram 5,4% em 2021, a primeira queda desde 2001, quando Pequim reprimiu o setor de refino para conter o excesso de produção doméstica de combustível enquanto as refinarias reduziam os estoques elevados.

A China tem sido o motor da demanda global de petróleo na última década, respondendo por 44% do crescimento mundial das importações de petróleo desde 2015, quando Pequim começou a emitir cotas de importação para refinarias independentes. O petróleo bruto Brent teve ligeira baixa para 84,40 dólares por barril após a divulgação dos dados.

A queda nos embarques para o maior importador de petróleo do mundo, para 512,98 milhões de toneladas (equivalente a 10,26 milhões de barris por dia), ante 542,39 milhões de toneladas em 2020, foi revelada em dados da Administração Geral das Alfândegas Chinesas divulgados nesta sexta-feira.

A Reuters relatou no ano passado a desaceleração das importações enquanto Pequim examinava a evasão fiscal e o comércio irregular de cotas entre refinarias independentes e também cortava as cotas de exportação de combustível para restringir o processamento de petróleo.

As chegadas de petróleo em dezembro atingiram 46,14 milhões de toneladas, um aumento anual de quase 20%, o primeiro desde abril, à medida que refinarias independentes correram para utilizar as cotas de 2021, mostraram dados alfandegários.

A queda para 2021 se compara a uma taxa média anual de crescimento das importações de quase 10% desde 2015, segundo dados alfandegários da China.

Enquanto isso, as importações de gás natural, incluindo gás canalizado e gás natural liquefeito (GNL), aumentaram 19,9% em 2021 em relação ao ano anterior, para um recorde de 121,36 milhões de toneladas, mostraram os dados alfandegários.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário