Preços de petróleo caem dos máximos de 2014, preocupações com oferta limitam perdas

Publicado em 20/01/2022 10:50

Logotipo Reuters

O petróleo recua nesta quinta-feira devido a indícios de alta nas ações dos Estados Unidos e à medida que os investidores obtiveram lucros após uma recente alta de preços, mas a forte demanda e as interrupções na oferta de curto prazo continuam a sustentar os preços próximos ao seu maior nível desde 2014.

Os futuros do Brent caíam 0,45 dólar, ou 0,5%, a 87,99 dólares por barril às 09:42 (horário de Brasília), depois de baixarem mais de 1 dólar nas negociações anteriores. A referência global subiu para 89,17 dólares na quarta-feira, a maior desde outubro de 2014.

Os futuros de petróleo bruto dos EUA (WTI) para entrega em fevereiro recuavam 0,46 dólar, ou 0,5%, a 86,50 dólares por barril, depois de perderem quase 1 dólar anteriormente. O contrato, que expira na quinta-feira, subiu para 87,91 dólares na véspera.

O contrato WTI mais ativo, com vencimento para março, caiu 0,34 dólar, ou 0,4%, para 85,46 dólares.

"As vozes daqueles que prevêem 100 dólares por barril de petróleo estão ficando mais altas a cada dia", disse Tamas Varga, da corretora de petróleo PVM.

As preocupações com o abastecimento aumentaram nesta semana depois que um incêndio interrompeu temporariamente os fluxos de um oleoduto que ia de Kirkuk, no Iraque, ao porto turco de Ceyhan, na terça-feira.

Um ataque dos houthis do Iêmen aos Emirados Árabes Unidos, o terceiro maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), aumentou os riscos geopolíticos.

O mercado também é apoiado por déficits de oferta do grupo de produtores da Opep+, composto pela Opep e aliados liderados pela Rússia. A Agência Internacional de Energia (AIE) disse na quarta-feira que o grupo produziu cerca de 800 mil barris por dia (bpd) abaixo de suas metas de produção em dezembro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário