EIG e Petrobras estão mais próximos de acordo sobre gasoduto Bolívia-Brasil
![]()
Por Tatiana Bautzer e Gram Slattery
SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras está próxima de um acordo com a EIG Global Energy Partners para a venda do controle da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil, segundo três fontes com conhecimento do assunto.
A EIG deve pagar entre 500 milhões de dólares e 1 bilhão de dólares pela participação de 51% da Petrobras na TBG, segundo as fontes, que pediram anonimato para revelar discussões privadas.
A TBG é proprietária e opera o trecho no Brasil do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), que tem aproximadamente 2.600 quilômetros, incluindo a rede de transporte no Sul do país. O Gasbol tem capacidade de transportar até 30 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural vindo da Bolívia.
A Petrobras não comentou o assunto, enquanto EIG não respondeu imediatamente.
No ano passado, a EIG vendeu uma participação de 27,5% na TBG para a belga Fluxys por um preço não revelado. Era uma condição para que pudesse entregar proposta para a compra de controle do gasoduto.
A TBG teve um resultado operacional pouco superior a 900 milhões de reais nos primeiros nove meses do ano passado.
A companhia será a terceira operadora de gasodutos privatizada no país. Em 2016, a Petrobras vendeu a Nova Transportadora do Sudeste (NTS) para um consórcio liderado pela canadense Brookfield Asset Management e Itausa SA por 5,2 bilhões de dólares.
Em 2019, a Petrobras vendeu a TAG, que opera principalmente no Nordeste, para a francesa Engie e o fundo canadense CDPQ por 8,7 bilhões de dólares.
0 comentário
Guerra no Oriente Médio impacta custo do setor petroquímico do Brasil, diz Abiquim
Preços do petróleo avançam mais de 7% em meio a conflito no Irã, Brent tem máxima em 19 meses
Preços do petróleo seguem em alta conforme conflito aumenta riscos de abastecimento
EUA tomarão medidas para mitigar aumento do preço do petróleo para os norte-americanos, diz Rubio
Petróleo e gás disparam enquanto guerra no Irã perturba produção no Oriente Médio
Produção de petróleo do Brasil cresce 14,6% em janeiro, mostra ANP