Preços do petróleo avançaem 8% em meio a alertas de escassez de oferta russa

Publicado em 17/03/2022 17:13

Logotipo Reuters

Por Arathy Somasekhar

HOUSTON (Reuters) – Os preços do petróleo subiram 8% nesta quinta-feira, estendendo uma sequência de fortes oscilações diárias, com o mercado se recuperando de vários dias de perdas com foco renovado na escassez de oferta nas próximas semanas devido a sanções à Rússia.

Os benchmarks de petróleo nas últimas semanas passaram pelo período mais volátil desde meados de 2020. Depois de caírem à medida que os compradores lucravam com a corrida, os preços voltaram a subir com as expectativas de que a escassez em breve apertará o mercado de energia.

O petróleo Brent ganhou 8,62 dólares, ou 8,79%, a 106,64 dólares o barril, o maior ganho percentual desde meados de 2020.

O petróleo dos EUA (WTI) avançou 7,94 dólares, ou 8,35%, para 102,98 dólares o barril.

Nos últimos oito pregões, o petróleo Brent foi negociado a patamares entre 139 dólares e 98 dólares –um spread de mais de 40 dólares. Isso levou muitos investidores a sair do mercado, criando condições para mais oscilações de preços nas próximas semanas, disseram traders, banqueiros e analistas.

Várias nações proibiram a compra de petróleo russo para punir Moscou pela invasão da Ucrânia há quase três semanas. A Rússia, que chama a ação militar de “operação especial”, é um dos maiores exportadores mundiais de petróleo e produtos combustíveis. Refinadores e usuários finais devem fazer ajustes rápidos para as próximas semanas.

(Reportagem adicional de Ahmad Ghaddar em Londres, Muyu Xu em Pequim)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário