Preços do petróleo recuam com acordo para liberação de reservas
![]()
Por Laura Sanicola
(Reuters) - O preço do petróleo fechou em queda nesta sexta-feira, com membros da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) concordando em participar da maior liberação de reservas de petróleo feita pelos Estados Unidos.
Os benchmarks de petróleo Brent e dos EUA caíram perto de 13%, em suas maiores perdas semanais em dois anos depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou na quinta-feira a liberação.
Os contratos futuros do Brent perderam 0,32 dólar, ou 0,3%, fechando em 104,39 dólares o barril. O petróleo dos EUA (WTI) recuou 1,01 dólar, ou 1%, a 99,27 dólares.
Biden anunciou uma liberação de 1 milhão de barris por dia (bpd) de petróleo por seis meses a partir de maio. Ao todo, são 180 milhões de barris, a maior liberação já feita da Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA (SPR, na sigla em inglês).
Os países-membros da IEA não concordaram nesta sexta-feira sobre os volumes ou os compromissos de cada país em sua reunião de emergência, disse Hidechika Koizumi, diretor da divisão de assuntos internacionais do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão. Ele acrescentou que detalhes adicionais podem ser conhecidos "mais ou menos na próxima semana".
(Reportagem adicional de Shadia Nasralla em Londres, Sonali Paul em Melbourne e Isabel Kua em Cingapura)
0 comentário
Petróleo avança com troca de ataques entre EUA e Irã, mas reduz ganhos
Petróleo cai com relatos de que EUA e Irã estão próximos de um acordo de paz
Preços do petróleo caem após fonte paquistanesa dizer que EUA e Irã estão próximos de acordo de paz
Petróleo sobe 6% após Irã incendiar porto dos Emirados Árabes e atacar navios no Estreito de Ormuz
Produção de petróleo do Brasil cresce 17,3% em março, mostra ANP
Secretário do Tesouro dos EUA diz que preços do petróleo cairão após guerra no Irã