Petrobras atinge 93% de uso das refinarias no início de maio, acima de abril
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras atingiu na quinta-feira 93% do fator de utilização do seu parque de refino, acima dos 92% registrados em abril, e opera em uma "capacidade máxima" considerando condições de segurança e rentabilidade, disseram executivos da empresa, quando questionados se a companhia trabalha para ganhar participação de mercado.
O patamar atual também está acima dos 87% registrados na média do primeiro trimestre, que ficaram um ponto percentual abaixo do quarto trimestre, mas crescendo cinco pontos ante o período de janeiro a março de 2021, conforme dados da empresa.
"Estamos operando na capacidade máxima disponível", disse o diretor executivo de Refino e Gás Natural, Rodrigo Costa, durante teleconferência com investidores, nesta sexta-feira.
Já o diretor executivo de Comercialização, Cláudio Mastella, lembrou que o Brasil não tem capacidade de refino para atender toda a demanda e que o país precisa de importações, sejam elas da Petrobras ou de empresas concorrentes.
Falando especificamente se a companhia trabalha para ganhar participação, ele declarou que o "mercado brasileiro é competitivo e seguirá sendo, não vejo muita mudança".
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Petróleo recua com perspectiva de oferta compensando interrupções nos fluxos venezuelanos
Greve na Petrobras atinge 6 refinarias e 16 plataformas, diz FUP
Amplo suprimento de petróleo protege China de interrupção na Venezuela, por enquanto
Petróleo registra perda semanal por preocupações com excesso de oferta
Petrobras eleva em 30% consumo de óleo vegetal em 2025 para coprocessamento em refinarias
UE e G7 avaliam proibição de serviços marítimos para exportações de petróleo da Rússia e fim do teto de preços