UE pode combinar tarifas sobre petróleo russo com embargo, diz Yellen

Publicado em 17/05/2022 13:56

Logotipo Reuters

A União Europeia (UE) pode combinar tarifas de importação sobre o petróleo russo com um embargo em fases da commodity que o bloco tenta implementar para reduzir as receitas de energia da Rússia, disse a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, nesta terça-feira.

O plano tarifário visaria manter mais petróleo russo no mercado global, o que limitaria os picos de preços que um embargo total causaria, enquanto reduziria a quantidade de dinheiro que Moscou pode ganhar com exportações, afirmaram autoridades do Tesouro a repórteres.

Yellen disse que discutiu uma ampla gama de opções para reduzir a dependência europeia da energia russa com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta terça-feira, em Bruxelas, e acrescentou que tarifas e embargos "são duas coisas que podem ser combinadas".

A Europa é atualmente o destino de cerca de metade das exportações totais de petróleo bruto e derivados de petróleo da Rússia, ou cerca de 2,2 milhões de barris por dia de petróleo bruto e 1,2 milhão de barris por dia de derivados de petróleo.

Yellen acrescentou que apoiaria qualquer plano em que os 27 países-membros da UE pudessem concordar, mas "é extremamente importante que eles reduzam sua dependência do petróleo russo".

Ela também prometeu ajuda dos EUA para atender às necessidades de energia do bloco, inclusive trabalhar para aumentar a oferta global de petróleo e gás.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário