Opep aumenta receita de petróleo em 2021, conclusão de poços diminui

Publicado em 28/06/2022 09:07

Logotipo Reuters

A receita de petróleo da Opep aumentou em 2021, com os preços e a demanda se recuperando do pior da pandemia de Covid-19, enquanto o número de plataformas ativas de seus membros registrou uma recuperação modesta e os novos poços concluídos diminuíram, mostraram dados do grupo.

O valor das exportações de petróleo dos 13 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) atingiu 561 bilhões de dólares em 2021, um aumento de 77% em relação a 2020, mostrou o Boletim Estatístico Anual do bloco publicado nesta terça-feira.

À medida que a organização aumentava sua produção em 2021, o número de plataformas de petróleo ativas entre seus membros subiu 11%, para 489, um aumento menor do que o observado em todo o mundo. A Arábia Saudita, maior exportador do mundo, adicionou 6 plataformas no ano passado, para 65, embora o total tenha ficado abaixo do nível de 2019.

A Opep e seus aliados, conhecidos como Opep+, têm lutado para aumentar a produção de acordo com as metas, refletindo o subinvestimento de alguns membros em perfuração e exploração. O déficit é uma das razões pelas quais os preços do petróleo dispararam em 2022.

O número de poços concluídos --o processo de preparação de um poço para produção, outra métrica da Opep-- nos membros do grupo recuou no ano passado para 1.588, uma queda de 280 em relação a 2020 e o menor número desde pelo menos 2017.

A conclusão de poços caiu em todos os membros da Opep, exceto Líbia, Venezuela, Guiné Equatorial, Angola e Irã, de acordo com o relatório da Opep. Por outro lado, o número mundial de poços concluídos aumentou no ano passado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário