Braskem dispara mais de 40% com notícias sobre interesse de petrolífera dos Emirados

Publicado em 05/05/2023 14:20 e atualizado em 05/05/2023 15:24

Logotipo Reuters

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) -As ações da Braskem dispararam mais de 40% nesta sexta-feira, renovando máximas no ano, em meio a notícias de que a petrolífera Adnoc, dos Emirados Árabes Unidos, estaria se unindo à gestora Apollo para fazer uma oferta pela petroquímica brasileira.

De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, publicada no começo da tarde, a estatal Abu Dhabi National Oil Company (Adnoc) prepara uma oferta de compra do controle da Braskem por até 37,5 bilhões de reais.

Segundo a Folha e o colunista Lauro Jardim, de O Globo, a Adnoc está se juntando à gestora norte-americana Apollo para formalizar a proposta.

Petrobras, Novonor e Braskem não comentaram o assunto de imediato.

Ainda conforme Lauro Jardim, em nota publicada por volta do meio-dia, as linhas gerais da proposta foram mostradas nesta sexta-feira em apresentação aos bancos credores da Novonor, antiga Odebrecht, e que têm ações da Braskem como garantia.

A reportagem da Folha diz que ficou definido que a Adnoc exercerá o controle e, para isso, quer pagar prêmio de 135% sobre o valor das ações — isso resultaria em 47 reais por ação.

Por volta de 14:20, os papéis da Braskem saltavam 36,58%, a 26,25 reais, entrando e saindo de leilão conforme renovavam oscilação máxima permitida, enquanto o Ibovespa avançava 2,27%. No melhor momento, chegaram a 27,2 reais (+41,5%).

A Novonor divide o controle da Braskem com a Petrobras.

No mês passado, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou à Bloomberg que a estatal poderia ampliar a participação na Braskem. Dias depois, a Petrobras disse que não houve mudanças em seu plano de venda de sua participação na Braskem.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário