Petróleo cai pela 3ª sessão consecutiva com dados econômicos fracos da Europa
![]()
Por Shariq Khan
BENGALURU (Reuters) - Os preços do petróleo caíram nesta terça-feira, pela terceira sessão consecutiva, depois que uma enxurrada de dados econômicos fracos da Alemanha, da zona do euro e da Grã-Bretanha pesaram sobre as perspectivas da demanda de energia.
Os contratos futuros do petróleo Brent caíram 1,76 dólar, ou 2%, para fechar a 88,07 dólar por barril, enquanto os preços WTI caíram 1,75 dólar, ou 2,1%, fechando a 83,74 dólares por barril.
Os dados de atividade comercial da zona do euro tiveram uma queda surpreendente este mês, sugerindo que o bloco pode entrar em recessão.
As leituras alemãs sugeriram que uma recessão naquele país está em andamento. As empresas britânicas relataram outro declínio mensal na atividade, destacando os riscos de recessão antes da decisão do Banco da Inglaterra sobre a taxa de juros na próxima semana.
"Definitivamente, está havendo um diálogo sobre o fato de a economia global estar pior esta semana do que na semana passada", disse Robert Yawger, analista do Mizuho.
"Não ajuda o fato de que muitos dos principais banqueiros e especialistas financeiros estejam na Arábia Saudita hoje falando sobre como a economia está ruim", acrescentou Yawger, referindo-se ao evento da Iniciativa de Investimento Futuro apelidado de "Davos no Deserto".
0 comentário
Petróleo sobe conforme mercado avalia forte crescimento econômico dos EUA e riscos de oferta
Carregamento de petróleo na Venezuela diminui e navios dão meia-volta após interceptações dos EUA
Petróleo sobe à medida que EUA intensificam ações contra navios-tanque da Venezuela
Petróleo sobe enquanto EUA bloqueiam navios-tanque venezuelanos
Petróleo sobe levemente enquanto mercado avalia riscos crescentes de oferta
Greve na Petrobras alcança plataformas próprias da petroleira no pré-sal de Santos