Produção de petróleo da Petrobras cresce 9,6% no 3º tri com força do pré-sal

Publicado em 26/10/2023 19:49 e atualizado em 27/10/2023 08:42

Logotipo Reuters

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) -A produção de petróleo da Petrobras no Brasil subiu 9,6% entre julho e setembro ante igual período do ano passado, principalmente devido ao desempenho operacional de plataformas do pré-sal e ao menor volume de paradas e manutenções de unidades, informou a companhia em seu relatório de produção e vendas nesta quinta-feira.

A Petrobras produziu média de 2,32 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no país no terceiro trimestre, versus 2,11 milhões de bpd nos mesmos três meses de 2022.

Na comparação com o segundo trimestre deste ano houve um aumento de 10,3%, acrescentou a companhia.

No período, houve o crescimento da produção (ramp-up, no jargão do setor) das plataformas Almirante Barroso, no campo de Búzios, e P-71, no campo de Itapu -- ambas no pré-sal da Bacia de Santos -- e das unidades Anna Nery e Anita Garibaldi, nos campos de Marlim e Voador, que operam na Bacia de Campos, informou a petroleira.

Tais efeitos, segundo a Petrobras, foram compensados parcialmente pelo declínio natural de campos maduros e pelos desinvestimentos realizados pela empresa.

Considerando a produção total de óleo e gás no Brasil e no exterior, a Petrobras produziu uma média diária de 2,88 milhões de barris de óleo equivalente (boed) entre julho e setembro, alta de 8,8% ante o terceiro trimestre de 2022 e avanço de 9,1% ante o segundo trimestre.

Como operadora, a companhia produziu um recorde de 3,98 milhões de boed no terceiro trimestre, alta de 9,2% ante os mesmos três meses de 2022 e avanço de 7,8% na comparação com o trimestre anterior, considerando o volume total produzido pelos campos operados pela empresa, incluindo parcelas que pertencem a eventuais parceiros nos ativos, conforme já havia publicado anteriormente.

A produção própria da Petrobras no pré-sal também bateu novo recorde trimestral de 2,25 milhões de boed, equivalente a 78% da produção total da Petrobras, superando o recorde anterior de 2,06 milhões de boed no segundo trimestre deste ano, informou a empresa.

A Petrobras também informou que suas vendas totais de petróleo, gás e derivados cresceram 6,4% no terceiro trimestre ante o mesmo período do ano passado, para 3,07 milhões de boed, com vendas domésticas respondendo por 2,2 milhões de boed.

DERIVADOS

O fator de utilização (FUT) das unidades de refino da Petrobras atingiu 96% no terceiro trimestre, o maior nível trimestral desde 2014.

"A otimização dos nossos processos está permitindo ampliar a produção em nossas unidades e a oferta de derivados no mercado nacional com rentabilidade", disse em nota o diretor de Processos Industriais e Produtos, William França.

A produção de derivados do petróleo da Petrobras somou média de 1,83 milhão de bpd no terceiro trimestre, alta de 4,5% ante o mesmo período de 2022 e avanço de 1,2% na comparação com o segundo trimestre.

As vendas de diesel S-10, tipo mais comercializado do país, no terceiro trimestre atingiram 496 mil bpd, um novo recorde da companhia. Esse volume representa 62% do total de diesel comercializado pela Petrobras.

Acompanhando as vendas, a produção de diesel S-10 atingiu o recorde de 464 mil bpd no terceiro trimestre, fruto de ações de otimização em processos de produção e investimentos, segundo a petroleira.

(Por Marta Nogueira, no Rio de JaneiroReportagem adicional de Peter Frontini, em São PauloEdição de Pedro Fonseca)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário