Petróleo Brent ultrapassa US$80 após recuar nesta semana
![]()
Por Erwin Seba
HOUSTON (Reuters) - O contrato de referência do petróleo Brent fechou acima de 80 dólares por barril nesta quinta-feira, depois que preocupações com a demanda e uma diminuição do prêmio de risco de guerra desencadearam vendas no início desta semana.
Os futuros do petróleo Brent fecharam a 80,01 dólares por barril, um ganho de 0,47 dólar, ou 0,59%. Os futuros do petróleo West Texas Intermediate (WTI) fecharam a 75,74 dólares por barril, uma alta de 0,41 dólar ou 0,54%.
No final das negociações desta quinta-feira, os comentários do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, indicando possíveis aumentos futuros das taxas de juros dos Estados Unidos, abalaram as esperanças dos mercados de ações e de petróleo por uma demanda forte.
"Há ventos contrários macroeconômicos afetando os mercados hoje", disse John Kilduff, sócio da Again Capital LLC.
Os fundamentos do mercado dominaram os sentimentos dos traders durante grande parte desta quinta-feira, à medida que os temores de interrupções no fornecimento no Oriente Médio diminuíram, disse Jim Burkhard, vice-presidente e chefe de pesquisa para mercados de petróleo da S&P Global Commodity Insights.
"O início da guerra Israel-Hamas alimenta a volatilidade e traz riscos adicionais, mas não afetou os fundamentos estruturais do mercado petrolífero", disse Burkhard.
"Os preços do petróleo permaneceram abaixo dos níveis que estavam em finais de setembro -- uma semana antes do ataque do Hamas. Os fortes fundamentos do mercado petrolífero estão prevalecendo sobre quaisquer receios neste momento."
O Brent está quase 20 dólares por barril abaixo do pico de setembro.
(Reportagem de Erwin Seba em Houston; reportagem adicional de Natalie Grover em Londres, Andrew Hayley em Pequim e Jeslyn Lerh em Singapura)
0 comentário
Petróleo sobe enquanto EUA bloqueiam navios-tanque venezuelanos
Petróleo sobe levemente enquanto mercado avalia riscos crescentes de oferta
Greve na Petrobras alcança plataformas próprias da petroleira no pré-sal de Santos
Petróleo sobe com bloqueio de Trump à Venezuela, reduzindo temores de excedente global
Petróleo recua com perspectiva de oferta compensando interrupções nos fluxos venezuelanos
Greve na Petrobras atinge 6 refinarias e 16 plataformas, diz FUP