Petróleo cai em meio a possível aumento futuro da produção de Angola
![]()
Por Scott DiSavino
NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo caíram nesta sexta-feira antes do fim de semana do feriado prolongado de Natal, devido às expectativas de que Angola poderia aumentar no futuro a produção após deixar a Opep.
Na semana, houve alta devido às notícias econômicas positivas dos EUA e às preocupações de que os ataques a navios Houthi aumentariam os custos de fornecimento.
Os contratos futuros do Brent caíram 0,32 dólar, ou 0,4%, fechando a 79,07 dólares por barril, enquanto o petróleo WTI dos EUA caiu 0,33 dólar, ou 0,5%, encerrando a 73,56 dólares.
Isso deixou ambos os índices de referência com alta de cerca de 3% na semana, depois de ganharem menos de 1% na semana passada.
Na África, a decisão de Angola de abandonar a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) poderá abrir caminho para Pequim aumentar o investimento no petróleo do país e em outros sectores. Angola produz cerca de 1,1 milhões de barris por dia de petróleo.
"Levará tempo para que a produção de petróleo de Angola aumente, mesmo que a China intervenha em grande escala", disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group.
No Oriente Médio, mais transportadoras marítimas disseram que estavam evitando o Mar Vermelho devido a ataques a navios realizados pelo grupo militante Houthi, apoiado pelo Irã, que diz estar respondendo à guerra de Israel em Gaza.
0 comentário
Petróleo registra perda semanal por preocupações com excesso de oferta
Petrobras eleva em 30% consumo de óleo vegetal em 2025 para coprocessamento em refinarias
UE e G7 avaliam proibição de serviços marítimos para exportações de petróleo da Rússia e fim do teto de preços
Petróleo sobe com expectativas de corte na taxa de juros do Fed
Petróleo sobe após EUA e Rússia não chegarem a acordo para acabar com guerra na Ucrânia
Petróleo recua 1% com esperanças de paz entre Rússia e Ucrânia e temor de excesso de oferta