Preço do diesel nos postos do Brasil recua 3% em dezembro, aponta IPTL
![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - Os preços do diesel nos postos do Brasil recuaram 3% em dezembro na comparação com novembro, em meio a cortes no valor do combustível vendido pela Petrobras, apontou nesta quarta-feira o Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL).
O levantamento, que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustíveis do país, indicou que o preço médio do litro do diesel comum fechou dezembro em 6,02 reais/litro, com redução de 0,99% ante a primeira quinzena do mesmo mês.
Já o diesel S-10, mais vendido no país, foi cotado a 6,18 reais/litro, em média, com queda quinzenal de 0,96%.
A Petrobras reduziu em 7,9% o seu preço médio de venda de diesel para as distribuidoras nesta quarta-feira, no segundo corte mensal nas refinarias da empresa. Em 7 de dezembro, a empresa havia anunciado corte de 6,7% para o combustível.
"O cenário deve ser de mais baixas no valor do diesel comercializado nas bombas de abastecimento no final de 2023 e início do próximo ano, como resultado da redução anunciada pela Petrobras no preço do litro repassado às refinarias, válida a partir de 27 de dezembro", disse o diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, Douglas Pina.
O IPTL aponta ainda que em 2023 o preço do diesel comum baixou 12%, e o do S-10 teve redução de 11% nos postos, em relação a 2022.
O diesel ficou mais barato em todas as regiões, com destaque para o Sudeste, onde o comum fechou o período a 5,93 reais, com redução de 2,47%, ante a primeira quinzena, e para o Centro-Oeste, onde o tipo S-10 foi comercializado a 6,23 reais, após ficar 2,35% mais barato.
O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log.
0 comentário
Petróleo registra perda semanal por preocupações com excesso de oferta
Petrobras eleva em 30% consumo de óleo vegetal em 2025 para coprocessamento em refinarias
UE e G7 avaliam proibição de serviços marítimos para exportações de petróleo da Rússia e fim do teto de preços
Petróleo sobe com expectativas de corte na taxa de juros do Fed
Petróleo sobe após EUA e Rússia não chegarem a acordo para acabar com guerra na Ucrânia
Petróleo recua 1% com esperanças de paz entre Rússia e Ucrânia e temor de excesso de oferta