Petróleo atinge maior nível em quase 8 semanas com forte crescimento econômico

Publicado em 26/01/2024 17:55

Logotipo Reuters

Por Georgina McCartney e Arathy Somasekhar

HOUSTON (Reuters) - Os preços do petróleo atingiram o maior nível em quase dois meses nesta sexta-feira, fechando com seu segundo ganho semanal, com o crescimento econômico positivo dos Estados Unidos e os sinais de estímulo chinês impulsionando as expectativas de demanda, enquanto as preocupações com a oferta no Oriente Médio acrescentaram mais apoio.

O petróleo Brent subiu 1,12 dólar ou 1,36%, para 83,55 dólares por barril, seu maior valor de fechamento desde 30 de novembro.

Já o West Texas Intermediate (WTI) dos EUA subiu 0,65 dólar ou 0,84%, para 78,01 dólares por barril, também o fechamento mais alto desde novembro.

"O estímulo econômico da China, o crescimento mais forte do que o esperado do PIB no quarto trimestre nos EUA, o arrefecimento dos dados de inflação dos EUA, os riscos geopolíticos em curso e a queda maior do que a esperada de 9,2 milhões de barris nos estoques de petróleo dos EUA na semana passada combinaram-se para aumentar os preços", disse Tim Evans, analista independente do mercado petrolífero.

O petróleo Brent e o índice de referência dos EUA obtiveram ganhos semanais de mais de 6%, marcando o maior aumento semanal desde a semana que terminou em 13 de outubro, após o início do conflito Israel-Hamas em Gaza.

(Reportagem de Arathy Somasekhar e Georgina McCartney em Houston; Reportagem adicional de Andrew Hayley em Pequim e Alex Lawler em Londres)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário