Comissão do Senado aprova convite para presidente da Petrobras explicar política de dividendos

Publicado em 12/03/2024 12:21

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira um convite para que o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, explique a política de dividendos da petroleira.

O pedido foi apresentado ao colegiado pelo senador Sergio Moro (União-PR) de forma extrapauta e aprovado simbolicamente pelos senadores. Por se tratar de convite, não há a obrigação de Prates de comparecer.

Procurada, a assessoria da Petrobras não respondeu de imediato a pedido de comentário.

Na semana passada, o conselho da Petrobras decidiu reter 100% dos cerca de 44 bilhões de reais possíveis de dividendos extraordinários, referente ao exercício de 2023, em uma reserva estatutária recém-criada pela companhia.

De acordo com duas fontes do governo, a decisão de não pagar dividendos extraordinários partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na reunião do conselho da Petrobras, o colegiado aprovou apenas a remuneração ordinária, no montante de 14,2 bilhões de reais, referente ao quarto trimestre, somando dividendos totais do exercício de 2023 de 72,4 bilhões de reais.

A Petrobras chegou a perder mais de 55 bilhões de reais em valor de mercado após frustrar investidores ao não anunciar os dividendos extras com a divulgação do resultado trimestral.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário