Governo avalia trazer gás argentino de Vaca Muerta através do Paraguai, diz Silveira
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quinta-feira que o governo está avaliando a possibilidade de trazer gás argentino de Vaca Muerta por meio de uma rota que passa pelo Paraguai.
"Ao invés de o gás chegar à Bolívia e entrar no Brasil, poderia também ter uma outra rota, outra possibilidade, de vir pelo Paraguai... O que nos pareceu algo extremamente viável num primeiro momento, mas é claro que é algo incipiente", afirmou o ministro a jornalistas após participação em evento do setor.
Não ficou claro quem arcaria com os custos do gasoduto.
Ele ressaltou que a proposta está alinhada aos planos do governo brasileiro de integração energética da América do Sul, envolvendo tanto o setor de energia elétrica quanto o de gás.
Silveira esteve nesta semana no Paraguai, junto do chanceler Mauro Vieira, para tratar das negociações sobre tarifa da usina binacional de Itaipu e da revisão das bases financeiras do acordo entre os países em torno da hidrelétrica.
O ministro disse ainda que quer "acelerar o choque de oferta de gás" e voltou a falar de um papel "mais vigoroso" da estatal PPSA como estimuladora de políticas públicas para o gás.
"Nós estamos avaliando, a questão do swap (de contratos de óleo da União por gás), inclusive para poder ampliar a infraestrutura do gás, é algo que está dentro das possibilidades do (programa) Gás para Empregar".
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Camex aprova prorrogação de imposto de exportação de petróleo
Petróleo fecha com alta de 2% após Trump rejeitar termos de cessar-fogo com Irã
Mesmo com petróleo em alta no exterior, combustíveis ficam mais baratos em Araraquara
Rússia deve prorrogar proibição de exportação de diesel até setembro, dizem fontes
Petróleo cai mais de US$2 apesar das novas sanções dos EUA contra o Irã
Petróleo sobe com ameaça de Trump de impor sanções aos parceiros do Irã