Ataque ucraniano interrompe exportações de petróleo no porto russo de Novorossiysk, dizem fontes

Publicado em 14/11/2025 08:16

Logotipo Reuters

MOSCOU (Reuters) - O porto russo de Novorossiysk, no Mar Negro, um importante ponto de escoamento de commodities russas, suspendeu as exportações de petróleo na sexta-feira, após o que as autoridades disseram ter sido um grande ataque ucraniano com drones, disseram duas fontes do setor à Reuters.

O ataque, um dos maiores contra a infraestrutura exportadora de petróleo da Rússia nos últimos meses, ocorre depois que a Ucrânia intensificou, em agosto, os ataques às refinarias de petróleo russas, em uma tentativa de diminuir a capacidade de Moscou de financiar sua guerra.

Os ataques ucranianos com drones aéreos e marítimos de longo alcance interromperam repetidamente a infraestrutura petrolífera russa este ano, tendo como alvo os portos do Báltico e do Mar Negro, um sistema de oleodutos e várias refinarias de petróleo.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse na sexta-feira que Kiev também disparou mísseis de cruzeiro de longo alcance "Long Neptune" contra alvos na Rússia durante a noite, acrescentando que tais ataques estavam se tornando cada vez mais bem-sucedidos. Ele não mencionou nenhum alvo.

O monopólio russo de oleodutos Transneft também foi forçado a suspender o fornecimento para Novorossiysk, disseram as fontes à Reuters. A empresa não quis comentar.

O Caspian Pipeline Consortium, que exporta petróleo do Cazaquistão por meio de um terminal vizinho, também suspendeu o carregamento de petróleo até que o alerta dos drones seja suspenso.

Autoridades russas disseram que o ataque de sexta-feira também danificou um navio atracado, prédios de apartamentos e um depósito de petróleo em Novorossiysk, ferindo três tripulantes da embarcação.

(Reportagem da Reuters)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário