Proposta de Plano Safra prevê redução de até 2 p.p. nos juros para médio produtor sustentável

Publicado em 15/06/2023 17:50 e atualizado em 15/06/2023 18:27

Logotipo Reuters

 

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - Uma proposta para um Plano Safra verde, feita pelo Ministério da Agricultura e discutida com o Ministério do Meio Ambiente, pode reduzir em até dois pontos percentuais os juros do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor (Pronamp), para até 6% ao ano, caso o agricultor siga práticas sustentáveis, de acordo com esboço de documento visto pela Reuters.

Em outras linhas de crédito agrícola, contempladas no Plano Safra, a redução no juros seria de até três pontos, para 9% ao ano.

Mas o projeto ainda enfrenta resistência no Ministério da Fazenda, uma vez que o Tesouro teria de elevar os recursos para equalizar os juros.

O texto vem sendo discutido entre os três ministérios. De acordo com fontes ouvidas pela Reuters, teria a simpatia da pasta do Meio Ambiente, enquanto a Fazenda vem questionando os valores dos descontos nos juros pelo impacto financeiro, além de alguns critérios incluídos, de acordo com uma fonte.

Procurado, o Ministério da Fazenda não respondeu imediatamente a pedido de comentário da Reuters. As pastas de Agricultura e Meio Ambiente também não responderam de imediato a pedidos de comentários.

O projeto do Ministério da Agricultura prevê seis diferentes áreas em que os produtores podem cumprir metas para ter redução nos juros: Cadastro Ambiental Rural (CAR) regularizado, ações trabalhistas, uso de defensivos e fertilizantes biológicos, sequestro de carbono, reflorestamento e outras práticas sustentáveis.

Cada uma delas, se cumprida a meta, pode trazer o desconto no juro de 0,4 ponto percentual no Pronamp e de 0,6% nos demais créditos.

A proposta começa com o CAR. A inscrição ativa já daria desconto aos produtores. A inscrição regularizada -- o que significa ter passado por uma verificação dos limites, da legalidade da terra e do cumprimento das normas ambientais -- dobraria o desconto.

Outras questões são a capacitação de funcionários e o uso de defensivos e fertilizantes biológicos para a agricultura e de pó de rocha ou calcário para a pecuária, além da adoção do descarte adequado de embalagens e o reflorestamento. A cada 300 mil reais em crédito recebido, o produtor teria que reflorestar um hectare de terra.

Na área de sequestro de carbono, o ministério propõe um programa chamado "Sempre Verde", em que os produtores mantenham sempre alguma uma cultura de cobertura nas terras, como nabo forrageiro e aveia no Sul e braquiária, milho, milheto no Centro-Oeste e na Bahia.

"Sempre verde para que se tenha sempre vegetação verde. É ela que faz o sequestro de carbono", disse à Reuters uma fonte que participou da elaboração do plano.

Já para os produtores de aves, suínos e bovinos são dadas outras alternativas para chegar no valor máximo de desconto, já que o sequestro de carbono não pode ser aplicado. São elas a rastreabilidade individual de 100% do rebanho bovino, o uso de 100% de energia fotovoltaica para a avicultura e o uso de biogás com tratamento de dejetos na suinocultura.

A adoção das práticas terá que ser comprovada pelos produtores e fiscalizada de várias formas, e os ministérios estudam uma multa para quem assinar o contrato com esses mecanismos e não cumpri-los -- além da volta ao valor regular dos juros.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário