CCJC da Câmara aprova parecer que reforça a segurança jurídica e hídrica no Brasil
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (14), com 37 votos favoráveis e 13 contrários, o parecer da relatora, integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Coronel Fernanda (PL-MT), ao Projeto de Lei 2168/2021. Além das obras de infraestrutura de irrigação, a proposta considera como de utilidade pública os barramentos ou represamentos de cursos d’água que provoquem intervenção ou supressão de vegetação nativa em áreas de preservação permanente, para garantir a segurança alimentar e hídrica do Brasil.
O principal problema para a construção de barramentos é a proibição da supressão de vegetação em áreas de preservação permanente (APPs), que se localizam às margens de córregos e rios. Assim, a solução trazida pelo projeto é considerar os barramentos e represamentos de cursos d’água como de utilidade pública, o que autoriza a supressão de vegetação em áreas de preservação permanente.
De acordo com a relatora, os projetos de irrigação são fundamentais para a expansão da agropecuária brasileira, porém as legislações sobre o tema não trazem clareza e dificultam a inovação tecnológica.
“A inserção do projeto no novo Código Florestal brasileiro trará a clareza necessária a tão significativo tema, sendo de fundamental importância para a redução de perdas nas lavouras, garantindo assim a soberania alimentar”, afirmou a deputada.
Caso não haja recurso, a matéria segue para o Senado Federal.
0 comentário
Reforma Tributária exige planejamento das empresas de sementes de soja
Safra recorde pode criar oportunidades para os Fiagros
O acordo “30-for-30” entre EUA e China e possíveis efeitos concorrenciais sobre o agronegócio brasileiro
Diante de contingenciamentos recorrentes, novo marco regulatório do Seguro Rural busca dar previsibilidade aos recursos
Sancionada, lei do seguro rural no Brasil traz previsibilidade apesar de vetos, dizem entidades
Plano Safra 26/27 tem pior início das últimas cinco temporadas