Entrega de sementes renova a esperança de agricultores do sertão

Publicado em 03/05/2013 12:04 344 exibições
Esta semana os agricultores do sertão alagoano renovam as esperanças com a chegada das chuvas, mas, principalmente, com as sementes, que estão sendo entregues, por meio do Programa Sementes, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), dentro do projeto Alagoas Tem Pressa. Nesta quarta-feira (01), é a vez dos municípios de São José da Lage e Novo Lino receberem os grãos e buscarem sanar os prejuízos, causados pela estiagem.

Na segunda-feira (29), os municípios de São José da Tapera e Delmiro Gouveia já foram beneficiados com a ação.

Para o gestor municipal da Cooperativa de Agricultores Familiares de Inhapí, cidade da região, Gerônimo Matos Ferreira, este é o primeiro passo e o incentivo para recomeçar, depois do tempo ruim. “Este é um projeto muito importante, um grande projeto do Estado que faz toda a diferença na nossa vida porque nos dá a oportunidade de sobreviver. Tivemos uma perda de 75% de tudo o que havíamos plantado, com a falta de chuva. Agora podemos correr atrás do prejuízo”, destacou o agricultor.

Em todos os 102 municípios, 850 toneladas de sementes de feijão, milho, arroz, algodão, mamona e sorgo serão repassadas para mais de 70 mil agricultores familiares. De acordo com o superintendente da Agricultura Familiar da Seagri, Luciano Barros, o Estado e as Prefeituras estão em parceria nesta mobilização para entrega das sementes para não perder mais tempo de oferecer mais dignidade aos sertanejos.

“Este é um programa que reaviva a esperança de milhares de famílias que perderam muito neste período de estiagem e não podemos perder mais tempo de oferecer a eles a oportunidade de recomeçar, de fazer um futuro diferente. A chuva está aí e temos que colocar semente no chão para que eles colham melhores resultados e tenham mais dignidade”, explicou Luciano.

O objetivo do programa é garantir aos pequenos produtores a safra de 2013, a produção de alimento e a geração de ocupação e renda no campo.

De acordo com o prefeito em exercício de Delmiro Gouveia, Erivaldo Bezerra Sandes, o governo tem sido um grande parceiro para os agricultores do sertão. “O governo sempre está presente na hora que precisamos, seja com a entrega de equipamentos, de aves, seja com a água, enfim, sempre desenvolvendo projetos que realizam os nossos sonhos como é um exemplo do Canal do Sertão”, citou o prefeito.

No dia 3 de maio, Palmeira dos índios, Cajueiro e Capela também recebem as sementes. No sábado, serão beneficiados os municípios de Pão de Açúcar, Traipú e Tanque D’Arca.  

Ao todo, serão investidos  R$ 7,7 milhões com sementes, entre outras ações, para produção de forragem e outros grãos, para alimentação animal e humana, além de ações de assistência técnica rural, estruturação e logística para dar o suporte necessário aos agricultores alagoanos.

Fonte:
Seagri-AL

0 comentário