Ministros acertam ida à Câmara para explicar acordo MST-Venezuela

Publicado em 05/11/2014 11:15

Os ministros Luiz Alberto Figueiredo Machado (Relações Exteriores) e Laudemir André Müller (Desenvolvimento Agrário) acertaram com a oposição a ida à Câmara dos Deputados para esclarecimentos sobre o acordo firmado entre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o governo venezuelano. 

O líder da Oposição no Congresso Nacional, Ronaldo Caiado (Democratas-GO), havia apresentado requerimentos de convocação, o que obrigaria ambos a irem em um prazo máximo de 30 dias. Após negociação com o governo, Caiado aceitou a transformação do requerimento em “convite”, mediante a confirmação das datas de comparecimento.

Müller deve comparecer à Comissão de Agricultura na próxima quarta-feira (12/11) e Figueiredo Machado marcou na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional na semana seguinte (19/11).

“É de senso comum que o MST é indiretamente financiado pelo governo federal através de suas ONGs e o dinheiro público não pode servir para financiar interesses sombrios de um país ideologicamente alinhado ao partido que está no poder. O governo tem a obrigação legal e constitucional de jamais permitir que sejam assinados acordos, por quem quer que seja, em que sejam violados os princípios da Soberania e da Não-intervenção. Precisamos acabar com essa diplomacia invertida e é isso que vamos cobrar dos ministros”, defendeu Caiado.

Convênios
A visita ao Brasil do ministro venezuelano do Poder Popular para as Comunas, Elías Jaua, foi marcada pela firmação de convênios entre o governo venezuelano e o MST. De acordo com a imprensa oficial do Governo Maduro, um grupo socialista-bolivariano está no país para “treinamento e desenvolvimento de comunidade” a unidades do movimento no Paraná e em São Paulo. Na Venezuela, Elías Jaua ainda acumula o cargo de vice-presidente para a sugestiva pasta do “Desenvolvimento do Socialismo Territorial”.

"Foi assim que começou o treinamento de uma força paramilitar de repressão aos movimentos contrários a Chávez na Venezuela. Essa conversa de ajuda no campo não convence a ninguém", alertou o democrata

Outro requerimento de Caiado solicita um convite à deputada venezuelana Maria Corina, opositora ao ditador Maduro, que pode ajudar a esclarecer quais são os verdadeiros interesses do governo de seu país em financiar movimentos agrários no Brasil. O pedido deve ser votado na Comissão de Relações Exteriores na próxima semana.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AI Democratas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário