Dólar sobe ante real por exterior, apesar de leilão de linha do BC

Publicado em 02/12/2014 16:38

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em alta ante o real nesta terça-feira, na esteira da aversão ao risco no exterior, com investidores adotando uma postura mais defensiva diante da volatilidade dos preços das commodities, mesmo após o Banco Central realizar leilão de venda de dólares com compromisso de recompra.

O dólar subiu 0,67 por cento, a 2,5757 reais na venda, após ter recuado 0,51 por cento na véspera. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,6 bilhão de dólares.

A divisa dos Estados Unidos também avançava contra moedas ligadas a commodities, como os dólares australiano e neozelandês.

"A volatilidade nas commodities, principalmente no petróleo, deixou investidores avessos a ativos de maior risco, o que acabou transbordando aqui no real", disse o economista sênior do Espírito Santo Investment Bank, Flavio Serrano.

Na véspera, o vice-chair do Federal Reserve, Stanley Fischer, e o presidente do Fed de Nova York, William Dudley, afirmarem que a baixa dos preços do petróleo só vai afetar temporariamente os preços nos Estados Unidos. Os dois adotaram um tom razoavelmente otimista, sugerindo que o banco central norte-americano não adiará a alta dos juros em função disso.

O contrato do petróleo Brent caía mais de 2 por cento nesta sessão, após fechar em alta na segunda-feira.

Na cena doméstica, investidores continuaram à espera de mais pistas sobre quais medidas serão adotadas pela nova equipe econômica para enfrentar o quadro de inflação alta e crescimento baixo. Também mostravam dúvidas sobre o futuro do programa de intervenções diárias do Banco Central no câmbio.

A autoridade monetária realizou nesta sessão leilão de venda de até 1 bilhão de dólares com compromisso de recompra em 2 de abril de 2015. Segundo o superintendente de câmbio da corretora TOV, Reginaldo Siaca, a atuação não traz grande impacto no mercado e vem por motivos sazonais.

"É normal que tenha mais demanda por dólares no fim de ano, porque as empresas precisam remeter (lucros e dividendos) para fora. O BC está apenas reagindo a isso", afirmou Siaca. O BC também faz os leilões de linha no final de ano para dar liquidez aos exportadores.

A taxa de recompra do leilão ficou em 2,651595 reais, informou a autoridade monetária.

Nesta manhã, o BC vendeu a oferta total de até 4 mil swaps cambiais, equivalentes a venda futura de dólares, pelas atuações diárias. Todos os contratos vendidos vencem em 1º de setembro de 2015 e correspondem a 197,4 milhões de dólares. A autoridade monetária também ofertou contratos para 1º de junho de 2015, mas não vendeu nenhum.

O BC também vendeu nesta sessão a oferta integral de até 10 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em 2 de JANEIRO, equivalentes a 9,827 bilhões de dólares. Ao todo, a autoridade monetária já rolou cerca de 10 por cento do lote total.

(Por Bruno Federowski)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário