Dólar cai ante o real com expectativa de alta maior dos juros

Publicado em 03/12/2014 16:34

LOGO REUTERS

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda ante o real nesta quarta-feira, com investidores se antecipando a uma possível aceleração do processo de aperto monetário pelo Banco Central, o que pode atrair mais recursos externos para o mercado doméstico.

A expectativa é que o BC possa elevar a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, ante alta de 0,25 ponto na reunião anterior.

A moeda norte-americana caiu 0,74 por cento, a 2,5567 reais na venda, após atingir 2,5495 reais na mínima da sessão. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,5 bilhão de dólares.

O mercado também ficou no aguardo de mais pistas sobre quais ações no campo fiscal serão tomadas para enfrentar o quadro de inflação alta e crescimento baixo pela nova equipe econômica da presidente Dilma Rousseff. O futuro do programa de intervenções diárias do BC também manteve-se no radar.

"A perspectiva para o dólar no curto prazo está um pouco indefinida. Vamos começar a ter mais sinais sobre isso com a decisão do Copom, mas ainda precisamos observar outros fatores, como a ata e a política fiscal", disse o gerente de câmbio da corretora Fair, Mario Battistel.

O Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia ainda nesta quarta-feira a nova taxa básica de juros, e no mercado de juros futuros, investidores apostavam majoritariamente no aumento de 0,50 ponto percentual da Selic, a 11,75 por cento.

Segundo analistas, a decisão afeta não só a perspectiva de investimentos no Brasil como também a percepção de credibilidade da nova equipe econômica --encabeçada por Joaquim Levy no Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa no Planejamento e Alexandre Tombini no BC--, que até agora tem agradado os mercados.

A perspectiva de que o programa de atuações diárias no mercado de câmbio seja reduzido ou eliminado no ano que vem continuava no radar do mercado. Tombini afirmou na semana passada que o atual estoque de swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares, "já atende de forma significativa" à demanda por proteção cambial.

"Precisamos de mais detalhes. A conclusão, depois de todo o otimismo, é que o mercado ainda quer mais definições antes de dar o voto de confiança", disse o operador da corretora Intercam Glauber Romano.

Nesta sessão, o BC vendeu a oferta total de até 4 mil swaps cambiais pelas atuações diárias. Foram vendidos 3,5 mil contratos para 1º de junho e 500 para 1º de setembro de 2015, com volume correspondente a 198,3 milhões de dólares.

BC também vendeu a oferta integral de até 10 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em 2 de janeiro, equivalentes a 9,827 bilhões de dólares. Ao todo, a autoridade monetária já rolou cerca de 15 por cento do lote total.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário