Fluxos de saída de recursos compensam expectativas com BCE e dólar sobe 0,06% ante real

Publicado em 07/01/2015 17:36

LOGO REUTERS (16408)

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou com leve alta sobre o real nesta quarta-feira, com fluxos pontuais de saída de divisas compensando as expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) adote mais estímulos, que haviam levado a moeda norte-americana a cair mais de 1 por cento pela manhã.

Os investidores também aguardaram a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve, banco central norte-americano, divulgada logo após o fechamento. Internamente, o mercado continuou esperando mais detalhes sobre quais medidas o governo adotará como parte do aperto fiscal.

A moeda norte-americana teve variação positiva de 0,06 por cento, a 2,7035 reais na venda, após chegar a 2,6740 reais na mínima do dia (-1,03 por cento). Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 2 bilhões de dólares.

"O mercado hoje foi muito sensível. À tarde, várias operações pequenas acabaram fazendo preço", disse o superintendente de câmbio da corretora TOV, Reginaldo Siaca.

As operações de compra de dólares se concentraram no início da tarde e na reta final do pregão. Durante o resto da sessão, a moeda norte-americana operou em queda ante o real, após a zona do euro registrar em dezembro deflação pela primeira vez desde outubro de 2009.

O dado deve levar o BCE a adotar novo programa de compras de títulos públicos, sendo que parte dos recursos injetados nos mercados tende a migrar para ativos que oferecem rendimentos elevados, como papéis brasileiros.

"O mercado está vendo que o BCE pode adotar um programa de estímulos em breve, o que melhoraria a perspectiva de fluxo (financeiro) para o Brasil", explicou o estrategista-chefe do Banco Mizuho, Luciano Rostagno.

Com isso, o dólar recuava em relação a moedas como os pesos chileno e mexicano.

Mas investidores adotaram cautela antes da divulgação da ata da última reunião do Fed. No documento, divulgado após o fechamento dos negócios, o banco central norte-americano mostrou que se ateve em sua última reunião aos planos de começar a elevar o juros ainda neste ano apesar do debate aparentemente vigoroso sobre como comunicar suas intenções.

Agentes financeiros também continuaram atentos aos preços do petróleo, cuja persistente queda vem alimentando a aversão ao risco nos mercados globais. Nesta sessão, tanto o Brent quanto o petróleo dos EUA operavam voláteis, trocando de sinal diversas vezes.

No Brasil, o mercado buscava novas pistas sobre os planos da nova equipe econômica para o ajuste fiscal. Segundo afirmou uma fonte do governo à Reuters, o governo deve anunciar corte nas despesas, incluindo investimentos, até que o Orçamento de 2015 seja aprovado no Congresso Nacional.

Nesta manhã, o BC vendeu a oferta total de swaps cambiais, equivalentes a venda futura de dólares, pelas atuações diárias. Foram vendidos 700 contratos para 1º de setembro e 1,3 mil para 1º de dezembro, com volume correspondente a 98 milhões de dólares.

O BC também vendeu a oferta integral de até 10 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em 2 de fevereiro, equivalentes a 10,405 bilhões de dólares. Ao todo, a autoridade monetária já rolou cerca de 19 por cento do lote total.

(Por Bruno Federowski)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário