Dólar cai 0,51% e vai abaixo de R$ 3,80, por bom humor com China

Publicado em 09/09/2015 17:24

logo mini reuters noticias

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda sobre o real pelo segundo dia nesta quarta-feira, com investidores mais animados com a China e devido a movimentos de ajustes após os fortes avanços recentes, mas terminou longe das mínimas do dia em meio ao quadro local político e econômico conturbado.

O dólar recuou 0,51 por cento, a 3,7994 reais na venda, após cair 1,36 por cento, a 3,7671 reais, na mínima do dia. No acumulado do mês até agora, o dólar ainda acumula alta de 4,75 por cento e, no ano, de 42,9 por cento.

"O cenário externo é positivo, mas o interno é ruim. Qualquer queda (do dólar) faz o mercado ficar com o pé atrás", disse o operador da corretora SLW João Paulo de Gracia Correa.

Preocupações com a desaceleração da China têm pesado sobre o ânimo nos mercados globais, afetando principalmente mercados emergentes. No entanto, as bolsas chinesas engataram o segundo avanço consecutivo nesta sessão, com investidores apostando em mais medidas de estímulo pelo governo local.

No Brasil, operadores adotaram cautela, diante da avaliação de que a volta das turbulências financeiras é questão de tempo, em meio às perspectivas incertas para o reajuste das contas públicas e para o cenário político.

O reforço da intervenção do BC nesta semana, com realização de leilão de venda de dólares com compromisso de recompra na terça-feira com a oferta de até 3 bilhões de dólares, também permitiu alguma acomodação no câmbio.

Até então, a autoridade monetária havia feito apenas um leilão de linha, no último dia 31, voltado para rolagem e com oferta de até 2,4 bilhões de dólares. O BC informou nesta quarta-feira, no entanto, que não vendeu nada naquela operação.

"O fluxo ficou bem positivo em agosto e o dólar estava subindo muito, o que sugere que não havia tanta demanda (pelos dólares oferecidos pelo BC) e que o mercado estava pedindo taxa alta demais", disse o operador de câmbio de uma corretora internacional, que acredita que o BC anunciou o leilão para mostrar que tem "poder de fogo".

Nesta sessão, o BC realizou apenas a continuidade da rolagem dos swaps cambiais que vencem em outubro, equivalentes a venda futura de dólares, ao vender a oferta total de até 9,45 mil contratos.

Ao todo, já rolou o correspondente a 2,732 bilhões de dólares, ou cerca de 29 por cento do total de 9,458 bilhões de dólares e, se continuar neste ritmo, vai recolocar o todo o lote até o fim deste mês.

As perdas do dólar foram limitadas também após o bom humor nos mercados externos perder um pouco de força. O dólar chegou a cair mais expressivamente em relação aos pesos chileno e mexicano, mas passou a operar perto da estabilidade no final da tarde após as bolsas norte-americanas se firmarem no território negativo, azedando o apetite por ativos de risco.

O movimento nos mercados norte-americanos veio em reação à queda dos preços do petróleo e após a Apple anunciar novos produtos, que fizeram as ações da gigante de tecnologia reverterem os ganhos iniciais.

"O otimismo lá fora perdeu força à tarde. Somando isso ao cenário difícil aqui, é difícil sustentar uma queda muito grande do dólar", disse o operador de câmbio da corretora Intercam Glauber Romano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário