China não está em crise, diz economista; mercado não entendeu ou está se aproveitando disso

Publicado em 08/01/2016 15:06

O ­ O mercado teve um dia visivelmente histérico nesta quinta­feira (7) depois de uma desvalorização do yuan ao seu menor patamar desde 2001 e uma queda de 7% da bolsa de Xangai, fazendo o segundo "circuit breaker" daquele mercado na semana. Como é de praxe nestas situações, analistas já tomaram os microfones para anunciar a crise da China e um risco sistêmico no mercado. No entanto, o economista do Insper e autor do livro "Economia Chinesa", Roberto Dumas Damas, avisa que não é bem assim.

Segundo ele, o momento atual não é o de crise alguma, ocorre apenas uma mudança no modelo da economia chinesa. "Não é um descontrole, é uma política pública deliberada de fazer o investimento crescer menos que o consumo", explica.

Depois de crescer 10% ao ano por décadas baseando todo o avanço em exportações, impulsionadas pelo investimento do governo em infraestrutura e industrialização e usando mão­-de-­obra barata, a hora é de tomar de volta este esforço da população e trazer um crescimento de maior qualidade para os cidadãos do país. 

Leia a notícia na íntegra no site do Infomoney

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Infomoney

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário