Vocês estão preparados para, em vez da catástrofe, a vitória do “Brexit” fortalecer a União Europeia? (REINALDO AZEVEDO)

Publicado em 24/06/2016 09:41
O Reino Unido assistiu a um confronto de abstrações: delírio coletivo contra projeções apocalípticas. Que tal a realidade, temperada pela lógica? (VEJA.COM)

Não gosto de lidar com categorias abstratas, como “ilusão” ou “delírio coletivo”, mas, francamente, não me ocorre nada melhor — e tentei tomar emprestado de outros algo mais preciso e nada encontrei — para definir a vitória do que ficou conhecido como “Brexit”, a saída do Reino Unido da União Europeia. E não pensem que a viagem delirante se restringe aos que eram (atentem para o tempo do verbo) favoráveis à saída. Também os contrários preferiram acenar com o apocalipse em vez de esgrimir argumentos.

Dediquei um tempo à leitura dos prosélitos do “Brexit”. Alguma razão haveria de ter para que tentassem abandonar a União Europeia, mesmo sendo o Reino Unido aquele aglomerado de ilhas de que o continente europeu, apelo à graça, fazia questão de se manter próximo… Afinal, o Reino Unido só se mantinha no bloco porque sempre fez questão de deixar claro que a ele não pertencia de alma. Exceção feita à independência espiritual, seja lá o que isso signifique, não encontrei um só argumento que justifique a separação.

Empresto aqui à palavra “argumento” o sentido instrumental, utilitário, prático. O que os cidadãos do Reino Unido efetivamente ganharão com a mudança? A resposta é uma só: nada. Todas as projeções e análises objetivas apontam o contrário. A reação negativa dos mercados, em cadeia, deixa isso muito claro. E, com algum bom senso, havemos de achar que estes não primam por jogar dinheiro no lixo.

Acho sedutora a ideia de que “não queremos burocratas de Bruxelas mandando em nós”, mas cabe a pergunta: isso existe de fato, como realidade tangível, a pôr freios na liberdade virtuosa, ou é só um espantalho retórico criado por teorias conspiratórias que prenunciam um governo mundial, tendente a esmagar as liberdades individuais? Escrevo de outro modo: se a saída do Reino Unido da União Europeia não vai trazer nenhum benefício econômico aos cidadãos, vai, ao menos, torná-los efetivamente mais livres? De que ou de quê? Também não há resposta.

Lá no primeiro parágrafo, refiro-me aos que “eram” favoráveis à mudança. Pois é… Se a votação fosse refeita 24 horas depois de conhecidos os números, talvez o resultado fosse outro. Contam-me amigos que moram na Inglaterra que muitos dos entusiastas da saída não acreditavam no resultado positivo e agora se mostram mais assustados do que os que se opunham à mudança. A primeira consequência está dada: o bom governo (para os seus cidadãos; não gosto de sua política externa) de David Cameron já está com data de validade marcada.

Se a vitória do “sim” veio ancorada numa ilusão ou num delírio, a turma do “não”, antes e depois da votação, preferiu deixar de lado o pragmatismo para investir numa espécie de guerra ideológica. A se dar crédito a certa leitura, parece que a Europa está prestes a mergulhar numa era de obscurantismo, asfixiada por xenofobia e fascismo, como se vivêssemos o prenuncio de uma Terceira Guerra Europeia — as outras duas Guerras Europeias foram chamadas de Mundiais… E não me parece que seja o caso.

Pode-se entender a confusão. A direita moderada do Reino Unido, de corte mais propriamente liberal, se alinhou com o “não”. A direita mais radical — incluindo os extremistas — preferiu o “sim”. Mas daí a se enxergar, como fazem alguns apocalípticos, a ressurgência dos vários fascismos europeus vai um diferença brutal. Quanto menos, há um problema de lógica elementar: os partidos de extrema direita têm experimentado certa ascensão em plena Europa unida, não é mesmo? Logo, a união não é garantia de que tais forças sejam eliminadas do espectro ideológico.

Não acredito num efeito dominó. Até porque as primeiras consequências do resultado não estão sendo exatamente positivas para o Reino Unido. Se votação tivesse “recall” imediato, o quadro poderia ser outro já hoje. Isso certamente terá um peso na opinião dos cidadãos dos demais países do bloco.

Mais corre risco o próprio Reino Unido do que a União Europeia. Afinal, com base na vontade dos seus cidadãos, a Escócia pode reivindicar, desta feita, não o seu direito de se destacar da pequena união, mas o de continuar na grande… Pergunta: nesse caso, os escoceses estariam sendo separatistas ou integracionistas?

Tendo a rejeitar por princípio as visões apocalípticas. Poucas coisas são tão efetivas para tornar moderado um radical como a realidade. Será que o futuro governo do Reino Unido será liderado por um fanático do “sim”? Nesse caso, fanático ele continuará?

Nos próximos dois anos, o governo vai ter de se ocupar de um problema que não tinha: efetivar a desunião, distribuindo entre os cidadãos as perdas decorrentes do entusiasmo da vitória, que recairão principalmente sobre os mais jovens e mais produtivos.

A única maneira de a separação oficial ser indolor será torná-la oficiosa, meramente retórica, de tal sorte que o Reino Unido busque garantir, num acordo bilateral com a União Europeia, o que tinha antes como membro do bloco. Nesse caso, a vitória do “Brexit” será sua maior derrota.

Vocês estão preparados para a possibilidade de a vitória do “sim” no Reino Unido fortalecer a União Europeia?

Vamos ver. O mundo não é plano.

Da economia ao clima: Entenda as consequências da saída do Reino Unido da União Europeia (REUTERS)

logo mini reuters noticias

BRUXELAS (Reuters) - O Reino Unido deve encaminhar um pedido de desfiliação da União Europeia após o referendo de quinta-feira que decidiu pela saída do país do bloco, e após essa medida terá dois anos para negociar sua saída.

A seguir, as possíveis consequências do rompimento para o Reino Unido e a UE.

ECONOMIA

  O Reino Unido não estará mais sujeito às regras orçamentárias da UE, que limitam o déficit orçamentário dos governos a 3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) e a dívida pública a 60 por cento do PIB.

O país, portanto, poderá ter qualquer déficit orçamentário que quiser sem ser repreendido pela Comissão Europeia e por outros ministros do bloco. Os britânicos também estariam livres do monitoramento da Comissão e de recomendações sobre ações futuras.

FINANÇAS

As empresas de serviços financeiros sediadas no Reino Unido, de bancos a câmaras de compensação e fundos, podem perder os rentáveis "passaportes" da UE, que lhes permitem vender serviços em todo o bloco de 28 nações com custos baixos e um conjunto único de regras.

O sistema de passaportes contribuiu para tornar Londres um dos maiores centros financeiros do mundo.

Alguns bancos norte-americanos, japoneses e não europeus que têm sede na capital britânica já disseram que irão cogitar transferir partes de seus negócios dentro da UE no caso de uma saída britânica do bloco.

COMÉRCIO

O restante da UE tem um superávit comercial de bens de cerca de 100 bilhões de euros com o Reino Unido, e o Reino Unido exporta cerca de 20 bilhões de euros a mais em serviços do que importa, sobretudo devido aos serviços financeiros.

Os defensores da desfiliação dizem que é do interesse da UE concordar com um acordo de livre comércio com o Reino Unido se o país deixar o bloco.

Mas existe a tendência de o foco se concentrar mais em bens do que em serviços em acordos de livre comércio. A Suíça, onde os serviços financeiros representam uma fatia maior do PIB do que no Reino Unido, não tem acesso generalizado aos mercados de serviços financeiros da UE e acumula um déficit no comércio de serviços financeiros com o bloco.   

 CLIMA

  O Reino Unido é o segundo maior emissor de gases de efeito estufa na Europa e suas empresas prestadoras de serviços estão entre os maiores compradores de créditos de carbono do Sistema de Comércio de Emissões (ETS, na sigla em inglês) da UE.

Embora a maioria dos analistas acredite que o Reino Unido irá se manter no esquema de compra de créditos de carbono, o referendo é visto como hostil ao mercado, já que o Reino Unido não conseguirá mais adotar reformas rígidas para elevar o preço.

A desfiliação britânica também irá interromper os planos do bloco de dividir o fardo de seu compromisso com o acordo climático de Paris.

Os defensores do meio ambiente também temem que as metas climáticas da UE sejam menos ambiciosas sem a liderança britânica para equilibrar Estados-membros mais relutantes, como a Polônia, que é muito dependente de sua indústria carvoeira.

POLÍTICA EXTERNA

  Assim como a França, o Reino Unido é a maior potência da política externa do bloco, podendo se vangloriar de um grande contingente militar e laços estreitos com os Estados Unidos. Washington já deixou claro que, após a desfiliação, terá menos interesse em Londres como aliado por causa da percepção da perda de influência.

O Reino Unido não estará mais sujeito a posições conjuntas da UE, por exemplo em sanções econômicas contra a Rússia, mas continuará sendo membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

JUSTIÇA E ASSUNTOS INTERNOS

O Reino Unido tem muitas exceções em questões políticas de justiça e assuntos internos, sobretudo a dispensa da zona de circulação conhecida como Espaço Schengen.

Não está claro que restrições os britânicos irão adotar para a entrada de estrangeiros. A UE prometeu reagir à altura.

Atualmente o Reino Unido reconhece mandados de prisão de outros países da UE, compartilha informações entre as polícias, inclusive dados pessoais, e é membro da polícia do bloco, a Europol.

Seu envolvimento futuro, incluindo o acesso a bancos de dados do bloco, pode diminuir, o que irá significar menos cooperação no policiamento e no combate ao crime.

Leia mais:

>> Grãos: Mercado em Chicago reage à decisão do Reino Unido e tem fortes baixas nesta 6ª feira

>> Líderes europeus expressam de choque a alívio com decisão britânica de deixar UE

>> Reino Unido decide pela saída da União Europeia; Bolsas desabam (petróleo perde + de 6%)

>> Temer: Brasil vai avaliar impactos econômicos de saída do Reino Unido da UE

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Achei foi bom (a saída do Reino Unido da UE).... Esta decisão é um tapa na cara das minorias, do tipo LGBT e similares, que acham que têm o direito inquestionável de ficar "ditando" leis nas terras do outros. Parabéns ao povo do INTERIOR da Inglaterra que resolveu dar uma chapoletada na libertinagem geral.

    6