Dólar cede 1% e fecha a R$ 3,2193 com exterior e apoio da base à PEC dos gastos

Publicado em 05/10/2016 17:12

LOGO REUTERS 2.0

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caiu mais de 1 por cento ante o real nesta quarta-feira, influenciado pela busca por risco no exterior e pela notícia de que a base aliada do governo fechou questão para aprovar a proposta que limita o crescimento dos gastos públicos.

O dólar recuou 1,1 por cento, a 3,2193 reais na venda. A moeda registrou mínima de 3,2180 reais e máxima de 3,2615 reais. O dólar futuro cedia 1,29 por cento.

"O dólar ampliou bastante a queda internamente após a notícia do apoio. Agora a base inteira fechou questão para aprovar a PEC. Se ninguém trair ninguém, tá aprovada", justificou o operador de renda fixa da Mirae Corretora, Olavo Souza.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos à inflação do ano anterior é a principal medida de ajuste fiscal do governo do presidente Michel Temer.

A aprovação das medidas de ajuste, se confirmada, deve melhorar o sentimento do investidor e atrair recursos para o país.

"O mercado vive da expectativa de entrada de fluxo, com venda de ativos e até mesmo repatriação. Ninguém quer ficar posicionado na compra. Há movimento pontual de alta, mas a trajetória é de baixa", comentou o operador da corretora Spinelli José Carlos Amado.

A aprovação da urgência para a votação do projeto de regularização de recursos não declarados no exterior também contribuiu para a trajetória de baixa do dólar ante o real.

No exterior, os dados divulgados nesta quarta-feira foram mistos, mas o mercado reagiu prontamente aos números da ADP sobre criação de vagas de trabalho em setembro no setor privado dos Estados Unidos, que veio abaixo do estimado.

Esses números são considerados uma prévia do relatório de emprego a ser divulgado na sexta-feira e, se confirmado o enfraquecimento do mercado de trabalho dos EUA, pode levar a uma redução nas apostas de aumento de juros pelo Federal Reserve, banco central dos EUA, em breve.

"O foco desta semana é o emprego com o relatório oficial de criação de vagas que sai na sexta-feira, por isso os números da ADP tiveram maior relevância", disse um profissional da mesa de câmbio.

A expectativa em relação aos juros nos EUA levou o dólar a cair ante outras moedas, entre elas o peso mexicano, o rand sul-africano e a lira turca.

O Banco Central vendeu nesta manhã o lote integral de 5 mil contratos de swap cambial reverso --equivalente à compra futura de dólares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário